EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º EF

Lanche Junino: um jeito gostoso de aprender

De 4 a 12 de junho, os alunos da Educação Infantil e 1º ano se reuniram para o tradicional Lanche Junino

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 11 de junho de 2018.

Durante o Lanche Junino, atividade escolar elaborada para o ensino da língua espanhola, as crianças foram apresentadas, em espanhol, aos ingredientes e comidas típicas da Festa Junina brasileira. O momento proporcionou a experimentação de pratos típicos juninos. Para desenvolver o vocabulário na língua espanhola, na explicação, os professores de Espanhol mostravam o principal ingrediente in natura e explicavam sobre a transformação do alimento até chegar ao prato.

Foram mostrados alimentos como pinhão, cuscuz, bolo de fubá, pé de moleque, arroz doce, milho cozido e muito mais. Além de experimentarem os pratos e enriquecerem o vocabulário, as crianças exploraram as diferentes texturas, cores e sabores em um aprendizado significativo que integrou o conhecimento sobre a cultura, os costumes e as tradições do nosso país.

Para Margareth Aparecida M. Benassi Toni, professora de Espanhol do 1º ano, o Lanche Junino é uma ótima oportunidade para integrar as salas e falar sobre cultura. “Aproveitamos que em junho trabalhamos a temática relacionada à alimentação para demonstrar a diferença cultural entre a Fiesta de San Juan, na Espanha, e a Festa Junina no Brasil, com os alimentos típicos brasileiros. Na sequência, falamos sobre o intercâmbio desses alimentos entre Brasil, Espanha e Europa. Nosso objetivo é que eles conheçam, experimentem, toquem no alimento tanto in natura como depois de processado”, comenta Margareth.