ENSINO FUNDAMENTAL I

Projeto fases da vida
Encontros proporcionam entendimento sobre as características do ser humano em suas diversas fases

Por: Tatiana Maria de Paula Silva e Viviane Escorcio Pupe de Moraes | 13 de agosto de 2018.

Como disparador dos trabalhos desenvolvidos sobre a temática relacionada às fases do desenvolvimento humano, os alunos do 2º ano realizaram, no dia 6 de agosto, entrevistas com funcionários do Colégio sobre as diferentes fases da vida.

Os representantes de cada fase conversaram com os alunos sobre suas experiências, semelhanças e diferenças em relação à fase anterior e responderam a uma sabatina realizada pelos alunos com questões diversas, como: “O que é mais difícil quando se tem um bebê pequeno em casa?” “Como é ter espinhas na adolescência?” “Existe escola para adultos?” “Na terceira idade, vocês sentem muita diferença no corpo?”, entre outras.

Para falar sobre a primeira infância, a professora Sabrina Kielwagen Capella e o inspetor de alunos Fabiano Antonio Barauna falaram sobre os filhos ainda bebês. Já para falar a respeito da adolescência, os alunos do Ensino Médio Matheus Carvalho e Murilo Dorión comentaram sobre os aspectos dessa etapa. A fase adulta foi representada pelos colaboradores Grace Kelly, da equipe de Tecnologia Educacional, e Gilson da Silva, do Departamento de Tecnologia da Informação. E para esclarecer as dúvidas sobre a terceira idade, a professora Georgina Machado e o porteiro Alcides Pereira responderam às questões.

Dando continuidade ao tema, no dia 9 de agosto, a médica de família Dra. Renata Alves de Souza Paluello, ex-aluna do Colégio, esteve no teatro falando principalmente das características do corpo em cada fase.

A apresentação foi ilustrada com fotos comparativas, objetivando exemplificar as principais mudanças físicas que ocorrem no corpo humano durante a vida, por exemplo, a diminuição da produção de colágeno que ocorre na fase adulta e deixa nossa pele mais flácida.

Renata ressaltou a importância da boa alimentação e da prática de atividades físicas para uma terceira idade com mais qualidade de vida.

Após a apresentação, a médica foi entrevistada pelos alunos com perguntas diversas sobre o tema, por exemplo: “Por que os idosos usam tantos remédios?” “Até qual idade somos bebê?” “Por que os idosos andam com as costas arqueadas?” “Por que as crianças aprendem mais rápido?” “Com quantos anos a pessoa vira adolescente?” “Quantos ossos tem um adulto? Por que os idosos esquecem das coisas?” etc.