ENSINO MÉDIO

Participação Mostratec 2023

Alunos conquistam o 3º lugar na categoria Ciência da Computação com sistema de irrigação automatizado com inteligência artificial

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 8 de novembro de 2023.

Nossos alunos Felipe Gallasso Polacchini, Pedro Klingelfus Ganme e Pedro Paulo Silveira de Mattos, sob a orientação da professora Andreza Fernanda Concheti e coorientação de Cleyton Alves de Oliveira, conquistaram o 3º lugar na Mostratec 2023, na categoria projeto de Ciência da Computação.

Os alunos apresentaram o projeto HydroWhizz – Sistema de Irrigação Automatizado com Inteligência Artificial. O projeto, idealizado por eles, tem como objetivo criar um modelo de inteligência artificial adaptável para a irrigação em diferentes locais, com dados coletados por meio de pesquisas, sensores e aprendizado de máquina contínuo. Ele prevê uma interface que mostra as medições em tempo real dos sensores e uma estimativa de umidade para cada trecho da plantação.

Dados preocupantes sobre o uso da água na agricultura, somados às transformações climáticas que assolam o mundo todo, foram a força motriz na idealização do projeto que visa a otimizar a gestão dos recursos hídricos na agricultura brasileira, mantendo a saúde e a qualidade dos cultivos. Para Felipe, o maior desafio do projeto foi escolher as variáveis que eles levariam em consideração. “Com nossa pesquisa, pudemos escolher três variáveis que se combinam muito bem, mas sabemos que na prática são inúmeros os detalhes. O tempo foi outro obstáculo. Não nos deixou explorar isso com profundidade, então focamos em simular essa realidade digitalmente. Ainda sentimos falta de mais testes reais”.

Considerada a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina, a Mostratec aconteceu de 23 a 28 de outubro, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Anualmente a feira reúne estudantes do ensino médio de todo o Brasil e de outros países, que apresentam projetos científicos e tecnológicos.

Para Pedro Ganme, a participação na feira foi uma experiência importante. “É uma oportunidade única para que projetos das mais diversas áreas recebam feedback de especialistas. Era um espaço em que podíamos discutir detalhes técnicos sobre nosso projeto. Definitivamente, foi uma experiência muito valiosa para validar a nossa ideia e definir os próximos passos do projeto”, comenta o estudante.

Durante todo o evento, os alunos não só explicaram detalhadamente o projeto aos avaliadores, mas também aos demais estudantes e visitantes. Além disso, eles também puderam conhecer outros projetos. “Foi uma experiência enriquecedora ter a oportunidade de me familiarizar com uma variedade de projetos inovadores, vindos de várias regiões e até de outros países. Estou convencido de que o networking realizado será extremamente benéfico em longo prazo, e os contatos que estabelecemos serão de um valor incalculável. Foi, sem dúvida, uma troca de ideias extraordinária.”, conclui Pedro Paulo.