ENSINO MÉDIO

Formatura do Ensino Médio de 2020
Em 11 de dezembro, os formandos de 2020, finalmente, celebraram a colação de grau no teatro do Colégio

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 13 de dezembro de 2021.

Na manhã de sábado, o Colégio recebeu familiares e ex-alunos que concluíram o Ensino Médio em 2020 para um ato solene. Em 2020, devido às medidas de restrição da pandemia da Covid-19, não foi possível realizar a tradicional cerimônia de formatura. O evento, preparado com muito carinho, foi muito emocionante.

O professor Antonio Abello Rovai abriu o evento dando as boas-vindas a todos e apresentando a mesa solene, composta pelo diretor-geral, Jorge Berné, pelo diretor de ensino, Moisés Domingues, pelo chefe de estudos, Rafael Ruanova, pela orientadora do Ensino Médio, Maria América Cabral, e pela orientadora do Programa do Diploma IB, Kátia Regina Pupo.

O diretor Jorge Berné abriu a solenidade agradecendo a presença de todos. Em seguida, destacou em sua fala o orgulho da instituição por seus alunos e pediu aos estudantes que guardassem com carinho os momentos vividos aqui:  “Levem sempre no coração tudo o que vivenciaram no 1º ano, 2º ano, em tantos anos nesta escola, em tantas Hispanidades, Cervantíadas, a viagem à Espanha, tantos e tantos momentos. Levem no coração e na carta de apresentação o orgulho de quem vocês são e do que vocês são capazes. (…) Obrigado por estarem na escola hoje e por nos proporcionarem este momento mágico, por nos incluírem na celebração de seus sucessos. Nada enche uma escola de mais orgulho do que ver seus ex-alunos adultos, pessoas de sucesso e, acima de tudo, felizes por fazerem a diferença neste mundo e por disseminarem os valores, princípios e identidade que sempre quisemos passar para vocês.”

O diretor de ensino, Moisés Domingues, falou sobre a importância do evento como um rito de passagem e ressaltou os vínculos formados entre professor e aluno e aluno e Colégio, o que permitiu que muitos estivessem novamente juntos no teatro reencontrando colegas e equipes.

Na sequência, os ex-alunos oradores, Carmen de Luca Mendes e Vitor Camargo Martins, do 3º A, e Catarina Muniz e Gustavo Sanches, do 3º B, subiram ao palco para discursarem aos colegas. A oradora do 3º C, Ivana Soto, participou ao vivo, direto da Espanha, por meio da plataforma Teams. Os discursos foram emocionantes: homenagearam professores e funcionários e destacaram os momentos vividos, as mudanças ocorridas com o tempo e a importância da formalização dessa etapa da vida. Entre os discursos, foram projetados no telão do teatro os vídeos de homenagem preparados pelas famílias no ano passado.

Na sequência, os professores eleitos paraninfos, Samira Diniz, Ivan Pacheco Junior e Rocío de Simón Eiras, ressaltaram a emoção especial dessa graduação e dos momentos de união e solidariedade entre eles vividos em 2020.

Logo após a fala dos paraninfos, o professor Antonio Abello Rovai anunciou os alunos que receberam menção honrosa em 2020.

Para encerrar o ato, o diretor Jorge Berné agradeceu a presença de todos e reforçou aos alunos que continuem investindo em seu desenvolvimento acadêmico e construindo laços entre eles e no Colégio.

Alunos que receberam menção honrosa por desempenho acadêmico e atitude positiva em relação a seus companheiros e professores demonstrada ao longo da vida escolar:

Alice Godinho Legleye, Beatriz Delmanto Moussalli, Beatriz de Jesus Saldanha da Gama, Beatriz Wahle, Camila Paranhos, Camila Díaz De Goes, Catharina Fernandes Louro, Gabriel Augusto Gomez de Oliveira, Heloísa Alonso Maimone, Isadora Medina Simião Dos Santos, Luna Barricelli Pinto, Maria Clara Carvalho Panicali, Pedro Ruiz Baracat, Rafaela Boyadjian Anjos e Vítor Salles Ferraz da Silva Ribeiro.