ENSINO MÉDIO

Formatura do Ensino Médio de 2021
Em 9 de dezembro, familiares e alunos se reuniram para celebrar o fim da etapa escolar no Colégio

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 10 de dezembro de 2021.

Foi com grande emoção e alegria que o Colégio Miguel de Cervantes recebeu em seu teatro familiares, professores e formandos do 3º ano do Ensino Médio para o ato de colação de grau de 2021. A cerimônia, preparada com muito carinho em meio à incerteza sobre a possibilidade ou não de realizá-la, foi muito emocionante.

Para abrir o evento, o professor Antonio Abello Rovai apresentou os professores do Ensino Médio e funcionários que estavam no palco, além da mesa solene, composta pelo diretor-geral, Jorge Berné, pelo diretor de ensino, Moisés Domingues, pelo chefe de estudos, Rafael Ruanova, pela orientadora do Ensino Médio, Maria América Cabral, e pela orientadora do Programa do Diploma IB, Katia Regina Pupo.

O diretor-geral, Jorge Berné, iniciou o ato dando as boas-vindas e agradecendo às famílias pela confiança. Em seu discurso ele ressaltou a coragem e a postura de nossos alunos após dois anos de incertezas e desafios. “Queria passar para vocês uma ideia, que espero que levem, e também parabenizá-los (…) Claro, a pandemia tornou algumas coisas difíceis, mas nos ensinou muitas outras, inclusive sobre nós mesmos. Ela reafirmou muitos dos nossos valores cervantinos: o valor do grupo, da amizade, da família, da solidariedade, do cuidado com o outro e da construção conjunta de caminhos e soluções. Nos ensinou que pode haver quarentenas, distanciamento, isolamento, mas são questões físicas, não emocionais. Nos mostrou que nossa capacidade de adaptação, liderança e comprometimento é ilimitada, pois, apesar de tudo, continuamos lutando pela grandeza dos nossos sonhos para tornar este mundo um pouco melhor, um pouco mais justo, mais feliz e esperançoso. Incentivo a todos que sigam trabalhando, se esforçando e lutando por seus sonhos e que voltem ao Colégio, nos visitem para nos contar todas as suas histórias de êxito”.

Jorge Berné também agradeceu a todos os colaboradores do Colégio por seu compromisso com a educação, especialmente ao chefe de estudos, Rafael Ruanova, que encerra sua jornada no Colégio neste ano.

O diretor de ensino, Moisés Domingues, também agradeceu às famílias e destacou a emoção do reencontro. “Hoje estamos comemorando uma colação de grau, uma formatura, uma conquista, mas também é uma noite de reencontro, uma noite de demonstração da força do laço que nos une, do vínculo que nos manteve durante todo esse período e nos trouxe para esse encontro”, comentou o diretor.

Os alunos oradores das turmas, Luiza Falchi e Enzo Ambrozano, do 3ºA, Luiza Pimentel e Fernando Halasz, do 3ºB, além de Eduardo Baldini, do 3ºC, fizeram lindos discursos  sobre suas trajetórias escolares e sobre a emoção de finalizar mais esse ciclo. Durante suas palavras, eles agradeceram à instituição, professores e funcionários.

Os professores paraninfos das turmas, Patrícia Aparecida Campos, do 3ºA, Ivan Aparecido Pacheco, do 3ºB, e Patrícia Varela González, do 3ºC, discursaram sobre a importância do momento. Os professores lembraram acontecimentos marcantes com as turmas, sobretudo ao longo do desafiador ano de 2020 e desejaram a todos sucesso em seus caminhos.

O chefe de estudos do Ensino Médio, Rafael Ruanova, pediu a palavra para falar a todos os alunos. “Quero falar que uma formatura não é o final de nada, não é o final de um caminho, mas sim o começo de uma nova vida, o começo de uma nova aventura. Não enxerguem o dia de hoje como um final”. Ruanova também agradeceu a confiança das famílias e pediu a todos os colaboradores do Colégio que mantenham o espírito da família cervantina. Esse espírito o impressionou muito quando, há 6 anos, chegou ao Brasil. Agora, em vias de retornar à Espanha, compreende o quão a relação entre as pessoas no Colégio só pode ser denominada como família.

Com a entrega de presentes, os alunos homenagearam os inspetores de alunos Euller Ricardo Amoras, Glauber Vander da Costa, Marco Aurélio Senise e Sandra Maria Rezende; a secretária do Ensino Médio, Luciana Passos Martins, e a professora e coordenadora do CAS, Rocío de Simón Eiras.

A cerimônia seguiu com a entrega de diplomas aos alunos. Além disso, na plateia, as famílias acenderam uma estrela para simbolizar a conquista e o sucesso diante de todos os desafios. Em seguida, foram entregues os certificados de menção honrosa aos alunos pelo destacado empenho acadêmico e atitude positiva frente à aprendizagem.

Para finalizar, foi apresentado um vídeo produzido pelas famílias dos alunos em homenagem a eles, professores e colegas. Carla Spalding, mãe de alunos, fez a leitura de um texto de homenagem aos estudantes. Os familiares também homenagearam os formandos com a canção Tempos modernos, do cantor e compositor Lulu Santos, executada no violão pelo pai Rodrigo Pimentel e cantada em coro pelos presentes.

O diretor Moisés Domingues terminou a celebração desejando muito sucesso a todos os formandos.

A Equipe Diretiva do Colégio Miguel de Cervantes está muito feliz em poder celebrar novamente as cerimônias de formatura.

Alunos que receberam menção honrosa por desempenho acadêmico e atitude positiva em relação a seus companheiros e professores demonstrada ao longo da vida escolar:

Desempenho Acadêmico: Rafael Fandiño Ruanova – Felipe Kuramoto Faucon – Eduardo Beneti Baldini – Gustavo Abou Samra Martins Dias – Giulia Fontana Guilherme Caselli – Felipe Sánchez – Lara Jacinto Rangel -Tiago Sanseverino Assumpção – Laura Gama Fonseca.
Atitude Cidadã: Ana Carolina Remígio Bastos – Arthur Guthmann Spalding – Helena Guthmann Spalding – Luiza Afonso Pimentel