14/12/2021 – Formatura do 9º ano do EF

ENSINO FUNDAMENTAL II

Formatura do Ensino Fundamental de 2021
Em 10 de dezembro, os formandos do 9º ano receberam seus diplomas de encerramento do Ensino Fundamental

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 11 de dezembro de 2021.

A cerimônia de colação de grau do 9º ano do Ensino Fundamental de 2021 ocorreu na noite de sexta-feira (10/12), no teatro do Colégio. Para o evento, a mesa solene foi composta por Jorge Berné, diretor-geral, Moisés Domingues, diretor de ensino, Rafael Ruanova, chefe de estudos, e Valéria Graziano, orientadora do Ensino Fundamental II 4º ciclo.

O diretor-geral, Jorge Berné, abriu a cerimônia cumprimentando os alunos, familiares e colaboradores do Colégio. Jorge felicitou os formandos pelo término da etapa escolar e destacou a participação dos alunos em diversas atividades escolares, como a Feira do Livro, a Hispanidad e a Cervantíadas de 2021. “O ano de 2021 também não foi tão fácil; passamos metade do ano divididos em bolhas, com máscaras, e com máscaras continuamos, com protocolos de segurança, checklists (…), uma situação muito estressante. Com tudo isso, gostaria de destacar momentos deste ano que nos permitiram valorizar e estreitar novamente nossos laços: a Feira do Livro, o projeto “Espaços: uma leitura de Clarice”, a live com o escritor Roger Melo, o ilustrador Felipe Cavalcante e o músico Philippe Seabra… Como foi bom poder reviver esse projeto tão cervantino, além de outros, como a Hispanidad e a Cervantíada”, comentou Jorge. O diretor também prestou uma homenagem aos colaboradores que encerram neste ano suas trajetórias no Colégio: o professor Ivo Bonfiglioli, a psicóloga Bartira Rebello, a orientadora do Ensino Fundamental II 4º ciclo, Valéria Graziano, e o chefe de estudos, Rafael Ruanova.

Na sequência, o diretor de ensino, Moisés Domingues, falou sobre a alegria do reencontro das famílias e a satisfação de poder realizar a cerimônia neste ano, após os largos parênteses nos eventos do Colégio.

A aluna eleita oradora das turmas, Júlia Sasaki, do 9º C, discorreu sobre os desafios dos últimos anos: o distanciamento de 2020 e as novas rotinas em 2021. Júlia falou sobre o reconhecimento dos alunos a respeito de todo esforço das equipes do Colégio em manter um ambiente seguro para o retorno presencial. Júlia também relembrou momentos dos anos anteriores que fizeram com que o vínculo entre colegas, professores e famílias tornasse evidente o sentido de comunidade que permeia nossa instituição. A oradora resumiu a essência da missão de nosso Colégio: “Já dizia o pensador e escritor que foi homenageado com nome de nossa instituição, Miguel de Cervantes, que ‘el que le mucho y anda mucho va mucho y sabe mucho’. O significado da sentença, basicamente, é que devemos tentar conhecer todas as coisas ao máximo e aproveitar todas as oportunidades que nos são dadas. Essa mensagem representa muito do que praticamos no Colégio, pois aqui somos apresentados a diversas culturas, lemos diversos livros, em diferentes línguas, de diversos assuntos, conhecemos profissionais especialistas em diferentes temas, tudo para que sejamos pessoas completas e com mentes abertas às mudanças proporcionadas pela vida”, concluiu Júlia.

Com base no mote “A História é o incalculável impacto das circunstâncias sobre utopias e sonhos”, o professor paraninfo, André Cortês de Oliveira, fez um discurso emocionante relacionando os últimos desafios vividos pela humanidade. A frase, cuja autoria é do falecido diplomata venezuelano Mariano Picón Salas, está escrita em meio a outras frases e desenhos, elaborados pelos alunos, que ilustram as paredes das escadarias do prédio do Ensino Fundamental.

Na sequência, as alunas Isabela Alonso Maimone, Beatrice Salgueiro Santi, Raica Strzygowski Barbosa e Julia Sasak, com a entrega de flores, prestaram uma homenagem às professoras tutoras Telma Bueno Ojima, Claudia Bruno Galván, Simone Migliari, Ana Lúcia Nunes e à orientadora Valéria Ribeiro Graziano.

A cerimônia continuou com a entrega dos diplomas aos alunos e, em seguida, houve o anúncio das menções honrosas.

Ao final o diretor-geral, Jorge Berné, pediu novamente a palavra, agradeceu a todos e animou os alunos para que aproveitem ainda mais o Ensino Médio no Colégio.

 

Alunos que receberam menção honrosa por desempenho acadêmico e atitude positiva em relação a seus companheiros e professores demonstrada ao longo da vida escolar:

Ana Carolina Pontes Bicudo – Chloé Mastrantonio Walder – Gabriela Meirelles Melgaço – Isabel Rios Salles de Oliveira – Lívia de Souza Senise – Pedro Costa Albiero – Pedro Kachan Bordignon – Rafael Kohl Gallo – Teodoro Lencioni de Faria

 

 

 

Agende uma visita

26/01/2026
Segunda-feira Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 das 09:30 às 10:30