ENSINO FUNDAMENTAL II

Formatura do Ensino Fundamental de 2021
Em 10 de dezembro, os formandos do 9º ano receberam seus diplomas de encerramento do Ensino Fundamental

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 11 de dezembro de 2021.

A cerimônia de colação de grau do 9º ano do Ensino Fundamental de 2021 ocorreu na noite de sexta-feira (10/12), no teatro do Colégio. Para o evento, a mesa solene foi composta por Jorge Berné, diretor-geral, Moisés Domingues, diretor de ensino, Rafael Ruanova, chefe de estudos, e Valéria Graziano, orientadora do Ensino Fundamental II 4º ciclo.

O diretor-geral, Jorge Berné, abriu a cerimônia cumprimentando os alunos, familiares e colaboradores do Colégio. Jorge felicitou os formandos pelo término da etapa escolar e destacou a participação dos alunos em diversas atividades escolares, como a Feira do Livro, a Hispanidad e a Cervantíadas de 2021. “O ano de 2021 também não foi tão fácil; passamos metade do ano divididos em bolhas, com máscaras, e com máscaras continuamos, com protocolos de segurança, checklists (…), uma situação muito estressante. Com tudo isso, gostaria de destacar momentos deste ano que nos permitiram valorizar e estreitar novamente nossos laços: a Feira do Livro, o projeto “Espaços: uma leitura de Clarice”, a live com o escritor Roger Melo, o ilustrador Felipe Cavalcante e o músico Philippe Seabra… Como foi bom poder reviver esse projeto tão cervantino, além de outros, como a Hispanidad e a Cervantíada”, comentou Jorge. O diretor também prestou uma homenagem aos colaboradores que encerram neste ano suas trajetórias no Colégio: o professor Ivo Bonfiglioli, a psicóloga Bartira Rebello, a orientadora do Ensino Fundamental II 4º ciclo, Valéria Graziano, e o chefe de estudos, Rafael Ruanova.

Na sequência, o diretor de ensino, Moisés Domingues, falou sobre a alegria do reencontro das famílias e a satisfação de poder realizar a cerimônia neste ano, após os largos parênteses nos eventos do Colégio.

A aluna eleita oradora das turmas, Júlia Sasaki, do 9º C, discorreu sobre os desafios dos últimos anos: o distanciamento de 2020 e as novas rotinas em 2021. Júlia falou sobre o reconhecimento dos alunos a respeito de todo esforço das equipes do Colégio em manter um ambiente seguro para o retorno presencial. Júlia também relembrou momentos dos anos anteriores que fizeram com que o vínculo entre colegas, professores e famílias tornasse evidente o sentido de comunidade que permeia nossa instituição. A oradora resumiu a essência da missão de nosso Colégio: “Já dizia o pensador e escritor que foi homenageado com nome de nossa instituição, Miguel de Cervantes, que ‘el que le mucho y anda mucho va mucho y sabe mucho’. O significado da sentença, basicamente, é que devemos tentar conhecer todas as coisas ao máximo e aproveitar todas as oportunidades que nos são dadas. Essa mensagem representa muito do que praticamos no Colégio, pois aqui somos apresentados a diversas culturas, lemos diversos livros, em diferentes línguas, de diversos assuntos, conhecemos profissionais especialistas em diferentes temas, tudo para que sejamos pessoas completas e com mentes abertas às mudanças proporcionadas pela vida”, concluiu Júlia.

Com base no mote “A História é o incalculável impacto das circunstâncias sobre utopias e sonhos”, o professor paraninfo, André Cortês de Oliveira, fez um discurso emocionante relacionando os últimos desafios vividos pela humanidade. A frase, cuja autoria é do falecido diplomata venezuelano Mariano Picón Salas, está escrita em meio a outras frases e desenhos, elaborados pelos alunos, que ilustram as paredes das escadarias do prédio do Ensino Fundamental.

Na sequência, as alunas Isabela Alonso Maimone, Beatrice Salgueiro Santi, Raica Strzygowski Barbosa e Julia Sasak, com a entrega de flores, prestaram uma homenagem às professoras tutoras Telma Bueno Ojima, Claudia Bruno Galván, Simone Migliari, Ana Lúcia Nunes e à orientadora Valéria Ribeiro Graziano.

A cerimônia continuou com a entrega dos diplomas aos alunos e, em seguida, houve o anúncio das menções honrosas.

Ao final o diretor-geral, Jorge Berné, pediu novamente a palavra, agradeceu a todos e animou os alunos para que aproveitem ainda mais o Ensino Médio no Colégio.

 

Alunos que receberam menção honrosa por desempenho acadêmico e atitude positiva em relação a seus companheiros e professores demonstrada ao longo da vida escolar:

Ana Carolina Pontes Bicudo – Chloé Mastrantonio Walder – Gabriela Meirelles Melgaço – Isabel Rios Salles de Oliveira – Lívia de Souza Senise – Pedro Costa Albiero – Pedro Kachan Bordignon – Rafael Kohl Gallo – Teodoro Lencioni de Faria