ENSINO MÉDIO

Formatura do Ensino Médio

Em 13 de dezembro, os alunos do 3º ano do Ensino Médio receberam seus diplomas de conclusão de curso

Por: Tatiana Maria de Paula Silva |14 de dezembro de 2023.

No momento em que mais um ciclo chega ao fim, celebramos com emoção a formatura do Ensino Médio de nossos alunos. Essa esperada cerimônia marca o encerramento de uma importante etapa escolar no Colégio e o início de uma nova jornada repleta de promessas e conquistas cujo florescimento esperamos ver.

A abertura da formatura foi proferida pelo professor Antonio Abello Rovai, que anunciou a entrada dos alunos e dos professores do Ensino Médio. Na sequência, Antonio apresentou a mesa solene, composta pelo diretor-geral do Colégio, Jorge Berné, pelo diretor de ensino, Moisés Domingues, pela chefe de estudo, Eva Fraile D’Acosta, e pela equipe de orientação pedagógica do Ensino Médio, Kátia Regina Pupo, Maria América Cabral e Antonio Sergio Pfleger de Almeida.

O discurso do diretor-geral, Jorge Berné, foi marcado por parabenizações aos 131 formandos e suas famílias, expressando gratidão pela confiança depositada em nossa instituição que completou, em 2023, 45 anos de história. Ele ressaltou a participação ativa dos alunos em diversas atividades do Colégio, destacando as de voluntariado, entre outras, como a Feira do Livro, as Cervantíadas e a Hispanidad, entre outros. Jorge também propôs uma reflexão aos alunos “São vocês mesmos, ninguém mais, as pessoas que vão viver a vida e escrever a história que quiserem viver e contar, então, convido e encorajo a enfrentarem o mundo sem medo, com determinação e também com humildade. Façam com que cada dia seja a experiência de uma conquista alcançada, de tempo aproveitado, de mostrarem ao mundo a melhor versão de vocês mesmos. E acima de tudo, sonhem e sonhem, com aquilo pelo qual estão dispostos a lutar e que os apaixona”. O diretor encerrou seu discurso com o poema “Dale Vida a Los Sueños”*, de Mario Benedetti.

Em seguida, o diretor de ensino, Moisés Domingues, também expressou seu agradecimento pela presença de todos e se despediu carinhosamente dos grupos de alunos, destacando a emoção da celebração, convidando-os para continuarem participando ativamente da comunidade escolar e mantendo sua conexão com o Colégio, do qual sempre farão parte.

Os oradores selecionados dentre os colegas de classe para representar as turmas, Amanda Paz Rebello Vaz Alves, Otávio Lukaisus Garcia, Maria Castejon de Laurentis, Pedro Miguel Martins Pontes, Maria Clara Stupenengo Aleixo, Renzo Mello Saldanha Civita, Antonio Ligabue Almeida Guimarães, Enrique Santin Rivas, Anna Valle Vaz e Alves e Roberta de Moraes Regenga, emocionaram a todos com seus discursos, nos quais compartilharam momentos memoráveis vividos com colegas, professores e funcionários. Cada um expôs o que levará consigo e o que aprendeu no Colégio, bem como os princípios importantes para serem levados adiante.

Durante a cerimônia, os paraninfos das turmas, Carlos Henrique Moussalli, Ivan Pacheco Junior, Jefferson Platini da Silva, Rocio de Simon Eiras e Anna Karolina Oliveira, compartilharam suas experiências com os alunos e os parabenizaram pela determinação e esforço demonstrados ao longo de suas trajetórias escolares. Logo em seguida, os alunos surpreenderam com a entrega de flores tanto aos paraninfos quanto as professoras homenageadas, Eliete Pardono e Samira Diniz de Souza. Em seguida foi apresentado um vídeo com fotos produzido pelos pais dos alunos. 

Também para acalentar os corações de todos, os alunos Giovanna Vidigal Reisen de Pinho (voz e violão) e Akira Rosa Borges Ishida (teclado) prepararam um número musical emocionante com as músicas “Vienna”, de Billy Joel, e “Infância”, composição de Giovanna Vidigal.

A cerimônia continuou com a entrega dos diplomas para todos os alunos, incluindo as 36 certificações do programa do Diploma IB. Também foram entregues as menções honrosas.

Sob a regência da professora Ana Maria Premero e do professor Ivo Bonfiglioli, mães e pais dos alunos prestaram uma homenagem aos formandos com um pot-pourri de diversas canções. Entre elas estavam “Tempos Modernos”, de Lulu Santos, “Do Seu Lado”, de Nando Reis, “É Preciso Saber Viver”, de Roberto Carlos, “Felicidade”, de Seu Jorge, e “Viva La Vida”, da banda Coldplay. A composição do playback que acompanhou as vozes foi dos professores Joan Barro e Ricardo Paraíso.

Para finalizar o evento, os alunos e convidados foram agraciados com um coquetel de confraternização providenciado pelo Colégio.

Alunos do Programa do Diploma IB: Ana Babenco Simonsen – Ana Beatriz Suehara – Angelina Di Croce Keeble – Anna Valle Vaz e Alves – Antonio Ligabue Almeida Guimarães – Camila Kruger Cabar – Davi Sin Maciel – Enrique Rocha Benatti – Enrique Santin Rivas – Estela Grande Matere – Felipe Braga Holcberg – Felipe Gallasso Polacchini – Fernanda Carvalho Rodrigues – Gabriela Naomi Hirai – Isadora de Paula Azevedo – João Onofre Editore – Lara Mantegari Narvania – Laura Mustacchi Dias – Leonardo Vintena Esteves – Luis Fernando Kuramoto Faucon – Luiza Ligabue Almeida Guimarães – Maria Eduarda Carvalho Paes de Barros – Maria Eduarda Espinheira Ferraz Lima – Maria Luiza Cavalheri Santos Souza – Mariana Machado Abujamra – Nicollas Frangis Escorel – Patrícia Grandinetti Soares – Pedro de Miranda Freitas – Pedro Henrique Prétola – Pedro Klingelfus Ganme – Pedro Paulo Silveira De Mattos – Rafaela Barbosa Barreto De Campos – Roberta de Moraes Regenga – Rocco di Martino – Sofia Flexa Saragiotto – Thiago Gonçalves Coronado Antunes.

Menção Honrosa:

Desempenho acadêmico: Isabela de Camargo Ferro, Julia Mélega Barbosa, Lucas Leal Sacramento, Otávio Battaglia Vieira e Pietra Bianchi Tsubouchi.

Desempenho acadêmico e atitude positiva: Manuela Uriarte Destailleur.

Programa do Diploma:

Desempenho acadêmico: Ana Beatriz Suehara, Enrique Rocha Benatti, Felipe Gallasso Polacchini, Patrícia Grandinetti Soares, Pedro Klingelfus Ganme e Thiago Gonçalves Coronado Antunes.

Desempenho acadêmico e atitude positiva: Maria Castejon de Laurentis.

*DALE VIDA A LOS SUEÑOS

Dale vida a los sueños que alimentan el alma,
no los confundas nunca con realidades vanas.
Y aunque tu mente sienta necesidad, humana,
de conseguir las metas y de escalar montañas,
nunca rompas tus sueños, porque matas el alma.

Dale vida a tus sueños aunque te llamen loco,
no los dejes que mueran de hastío, poco a poco,
no les rompas las alas, que son de fantasía,
y déjalos que vuelen contigo en compañía.

Dale vida a tus sueños y, con ellos volando,
tocarás las estrellas, y el viento, susurrando,
te contará secretos que para ti ha guardado
y sentirás el cuerpo con caricias, bañado,
del alma que despierta para estar a tu lado.

Dale vida a los sueños que tienes escondidos,
descubrirás que puedes vivir estos momentos
con los ojos abiertos // y los miedos dormidos,
con los ojos cerrados // y los sueños despiertos.