ENSINO MÉDIO

Alunos do 2º ano do Ensino Médio participam de palestra de orientação profissional

Psicóloga experiente falou sobre escolha de carreira e futuro do mercado de trabalho durante o encontro

Por: Leandro Medeiros de Lima | 15 de março de 2024.

No dia 12 de março, os alunos do 2º ano do Ensino Médio participaram da palestra “Construindo a Escolha”, com a psicóloga e orientadora profissional Carla Cavalheiro Moura. A iniciativa é parte do programa do projeto de vida desenvolvido pela orientação educacional do Colégio.

Durante o encontro, a psicóloga abordou temas como sentimentos comuns, crenças limitantes e as incertezas surgidas ao se escolher uma carreira. Além disso, mostrou algumas tendências do mercado de trabalho para o futuro.

Ademais, com o objetivo de ajudar os jovens a descobrirem os seus talentos e o caminho adequado para encontrar empregos relacionados a essas habilidades, a orientadora profissional também falou sobre os pilares da escolha, explicou o conceito de life design e sugeriu aos alunos a realização de dois valiosos exercícios de autoconhecimento: o curtograma e o ikigai, os quais ajudam na identificação das suas áreas profissionais favoritas.

Ao final da palestra, a psicóloga respondeu às perguntas dos alunos.

*Carla Cavalheiro Moura é psicóloga pós-graduada em saúde mental da infância e adolescência e orientadora profissional clínica e escolar com três décadas de experiência no atendimento de adolescentes, adultos e famílias. Também é professora, palestrante, colaboradora e pesquisadora do Ambulatório Dependência Tecnológica do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.