ENSINO FUNDAMENTAL I

Palestra sobre energia Eólica
Em 11 de abril, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental assistiram a uma palestra com o engenheiro Bento Koike, pai do aluno Kaizo, do 4º A, e da aluna Kaori, do 2º B

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 15 de abril de 2019.

Para introduzir o tema, o engenheiro Bento Koike começou o encontro mostrando aos alunos as diversas aplicações do vento, passando pelo seu uso desde a antiguidade, nas grandes expedições realizadas em embarcações, até nos meios de produção agrícola, impulsionando os moinhos que processavam grãos.

O engenheiro apresentou em imagens o uso do vento no entretenimento, em esportes radicais, festivais de pipas e também sua contribuição para a arte, apresentando aos alunos as esculturas cinéticas do artista holandês Theo Jansen.

No decorrer da palestra, Bento explicou a importância da mais nobre e atual função do vento: sua capacidade de produzir energia limpa e renovável, capaz de abastecer grandes centros urbanos. Para isso, ele descreveu como funcionam os parques eólicos, as partes que compõem os cata-ventos e os aerogeradores e sua manutenção.

Segundo ele, a energia eólica no Brasil, concentrada principalmente nos estados de Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e Piauí, contribui não só para o meio ambiente, mas também na realidade econômica da vida das pessoas das regiões onde os cata-ventos e aerogeradores são instalados. Além disso, essa produção estimula o desenvolvimento de empresas da indústria eólica, incluindo fábricas de aerogeradores, de pás e operadoras de parques eólicos.

Bento ressaltou a importância para o planeta do crescimento dessa atividade e dos seus inúmeros benefícios para o meio ambiente e para a economia. Ao final da palestra, os alunos puderam esclarecer suas dúvidas.

De acordo com a Associação Nacional de Energia Eólica (Abeeolica), a capacidade instalada de energia eólica do Brasil chegou a 15 GW, tornando-se a segunda maior fonte de geração elétrica do país, que possui atualmente 601 parques eólicos operacionais*.

*Fonte:  http://abeeolica.org.br/noticias/eolica-ja-e-a-segunda-fonte-da-matriz-eletrica-brasileira-com-15-gw-de-capacidade-instalada/– acesso em 12 de abril de 2019, às 10h50min.