EXTRACURRICULARES

All Star Game da NBA Jr.* no Colégio Miguel de Cervantes
Evento reuniu público de mais de 1500 pessoas

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 15 de maio de 2018.

Sábado, dia 12 de maio, o ginásio poliesportivo do Colégio Miguel de Cervantes se transformou em uma grandiosa arena para comportar um dos eventos mais significativos do campeonato da NBA Jr. Brasil: o All Star Game.

O evento reuniu atletas selecionados durante a temporada regular para o desafio de habilidades, a disputa de arremessos, o torneio de enterradas e o All Star Game, o “jogo das estrelas”.

Os alunos do Colégio selecionados para a primeira etapa foram: Mariana Blair Fadigas de Souza e Gabriel Fuks Ribeiro, para o desafio de habilidade, Thiago de Moraes Regenga, na modalidade de enterradas, além de Rafael Caldas Catta-Preta e Laura Salles Ferraz da Silva Ribeiro, para a disputa de arremessos. Laura faturou o troféu nessa categoria e Thiago o 2º lugar nas enterradas.

O time de basquete do Cervantes, que defende a camisa do “New Orleans Pelicans”, contou com participação no All Star Game dos alunos Erik Rodrigues Moreira, Manuela Franz da Rosa Carlos e Carolina Ugolini San Martin. As equipes de Erick e Carolina foram as grandes campeãs do All Star.

O evento, organizado pela NBA Jr., foi uma grande festa. Os intervalos das atividades contaram com a participação apresentações de entretenimento. Nossas meninas da Ginástica Artística e da Dança Espanhola também brilharam nos intervalos. Outra atração que alegrou o público foi a carismática mascote “Benny, The Bull”, do Chicago Bulls, equipe americana de basquete profissional da cidade de Chicago, Illinois.

O evento também contou com personalidades importantes do basquete, como Oscar Schmidt, Magic Paula, Eduardo Agra (comentarista e ex-jogador da Seleção Brasileira), Danilo Castro (ex-jogador e comentarista) e Carlos Renato dos Santos (ex-árbitro e comentarista), que estiveram entre os jurados das disputas da primeira etapa. O atual jogador da seleção brasileira e do Chicago Bulls, Cristiano Feliciano, também prestigiou o evento e junto com Oscar entregou os troféus ao final.

Para o ex-jogador da seleção brasileira, Oscar Schmidt, o evento é um marco importante na vida dos alunos, assim como esporte é fundamental para o desenvolvimento do ser humano.  “Quando eu jogava não existia esse tipo de evento, nem transmissão de jogo da NBA para o Brasil havia. Portanto, as crianças devem aproveitar e brincar muito, pois é um evento muito grande e é da NBA, ou seja, é assustador de bonito. O esporte é essencial para qualquer idade. Pela minha experiência, vejo que o esporte me deu a possibilidade de estar em contato com pessoas boas. Para as crianças, o esporte cultiva sonhos na cabeça, e o sonho é um objetivo que não está em suas mãos. Praticar esporte te leva a sonhar”.

Para a ex-jogadora da seleção brasileira Paula, conhecida como Magic Paula, a NBA Jr. é um torneio de grande expressividade para os jovens atletas. “É muito importante ter com a idade deles essa oportunidade de vivenciar o que talvez seja maior espetáculo do basquete mundial, a NBA. Vivenciar o que eles veem na televisão, experimentar o jogo e toda a estrutura que esse campeonato oferece é muito especial. Talvez eles jamais se esqueçam. Eu não sei se um dia todos esses meninos e meninas se tornarão jogadores profissionais, mas tenho certeza de que os valores e o aprendizado que eles tiveram aqui serão para a vida toda”.

Para Cristiano Felício a NBA Jr. contribui para o desenvolvimento do esporte no país. “É um evento muito bacana para o basquete promovido pela NBA, que colabora para que o basquete cresça cada vez mais no país. As crianças chegam aqui e quando veem essa estrutura ficam até bobas de ver o quanto elas estão se divertindo. É muito promissor para o esporte e para elas. O basquete é um esporte muito tático, que exige muita cabeça, então eu acredito que a forma de pensar da criança muda muito quando ela pratica basquete. Acredito que isso contribui para o desenvolvimento do raciocínio e para outras habilidades na criança”.

Um time fera de alunos do basquete do Miguel de Cervantes também foi convocado para ajudar na organização do evento: Vinicius Borba Ramaldes Guimarães, Gustavo Rodriguez Santos, Daniel Gusmão, Lucas Almeida Provenzano, Lucas Sampaio Monteiro, Enzo Franconeri Moliterno, Pedro Alvarenga Martin, Thiago Rapacci Sleiman, Edson Gonçalves Pereira Neto e o ex-aluno Arthur Souza.

*NBA Jr. Brasil reúne mais de 600 atletas de 12 a 14 anos de colégios particulares, públicos e de projetos sociais, divididos em 42 equipes, sendo 30 masculinas e 12 femininas.