ENSINO FUNDAMENTAL I

Chá dos avós 2018

Tradicional evento do Colégio Miguel de Cervantes reuniu avós para o compartilhamento de experiências

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 13 de junho de 2018.

De 4 a 11 de junho, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental receberam os avós em um evento que promoveu a troca de experiências entre as gerações. A atividade faz parte do planejamento desenvolvido desde o início do ano, que estabelece as noções de permanência e de transformações ocorridas ao longo do tempo, objetivos trabalhados principalmente nas aulas de Geografia e História.

Os alunos elaboraram uma carta-convite enviada aos avós perguntando sobre a infância e a vida deles quando tinham 7 anos. As repostas, cheias de recordações, logo chegaram e foram lidas em sala de aula. As descobertas foram compartilhadas alimentando as discussões sobre o tema e, principalmente, mostrando aos alunos um modo de vida que, apesar de não muito distante, era bem diferente da realidade que eles conhecem.

Os carinhosos relatos, além de situarem os alunos no tempo e em suas mudanças, valorizou a memória e o respeito ao passado como construção do presente.

No encontro, os alunos, com abraços e beijos, recepcionaram e acompanharam seus avós até a sala de aula, onde alunos e professoras explicaram o projeto. Os avós, por sua vez, trouxeram objetos da infância para mostrarem e contarem a todos algumas de suas histórias.

Após a apresentação, todos ouviram a história Na Kombi do meu avô, do autor Ivo Minkovicius, contada pela personagem Filó, interpretada pela orientadora do Ensino Fundamental, Denise Tonello. A história foi uma sensibilização para uma oficina na qual avós e netos decoraram juntos uma Kombi em miniatura, que foi presenteada aos avós como recordação do evento.

A tarde acabou em uma confraternização no restaurante do Colégio, onde as conversas e as lembranças continuaram, regadas a chá, carinho e emoção, acompanhadas de deliciosos bolos, sanduíches e recordações.