ENSINO FUNDAMENTAL I

Oficina de Kokedama

Atividade proposta para celebrar Dia Mundial do Meio Ambiente

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 14 de junho de 2023

Nos dias 5 e 13 de maio, os alunos das turmas de 2º e 4º anos do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de participar de uma incrível oficina de kokedama ministrada pelo renomado especialista César Kawamura e os oficineiros Giulia Saavedra e Marina Ramos. A atividade foi proposta nas aulas de Ciências em espanhol para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A oficina, que utilizou mudas de orquídeas resgatadas do abandono, foi uma experiência única, na qual os estudantes puderam aprender sobre a fascinante prática da jardinagem. Durante a oficina, os alunos foram introduzidos às técnicas de criação de kokedamas, arranjos florais japoneses nos quais as plantas são cultivadas em bolas de musgo. Para César, “o objetivo da atividade é despertar nas pessoas um olhar sensível para os potenciais que cada um tem dentro de si, representados pela planta resgatada, que vai retribuir em forma de lindas floradas”.

Os oficineiros compartilharam seus conhecimentos e habilidades, ensinando aos alunos como selecionar as plantas adequadas, preparar o substrato correto e montar suas próprias kokedamas. Foi uma oportunidade incrível para os estudantes “colocarem a mão na massa” e explorarem sua criatividade.

Essa atividade teve como objetivos principais proporcionar aos alunos um contato mais próximo com a natureza, incentivar a criatividade, o trabalho em equipe e o apreço pelo meio ambiente. Por meio do kokedama, os estudantes puderam vivenciar a importância das plantas em nossa vida e a necessidade de preservar e valorizar a natureza ao nosso redor.