15/09/2025 – Pensamento computacional 

Ensino Fundamental Anos Iniciais

Pensamento computacional 

Paulinho na Metrópole: unindo História, Geografia e Matemática com Pensamento Computacional 

Por: Gisele Damasceno e Carolina Rodrigues | 15 de setembro de 2025 

No último trimestre, nossas turmas do 3º ano se aventuraram pela cidade de São Paulo a partir da leitura do livro As descobertas de Paulinho na Metrópole. A obra serviu de ponto de partida para que os alunos conhecessem os principais pontos históricos da capital paulista e, ao mesmo tempo, abriu caminho para integrar História, Geografia e Matemática, com a abordagem do Pensamento Computacional em uma experiência lúdica e desafiadora. 

A atividade foi realizada em duplas, em um tabuleiro de xadrez gigante montado no chão, representando o centro da cidade de São Paulo. Nele foram posicionadas imagens de locais históricos já estudados em sala de aula e contemplados no livro. Cada dupla recebeu um desafio específico: sair de um ponto inicial e, seguindo pistas e coordenadas identificadas por letras e números em colunas e fileiras, encontrar o destino final. 

O trajeto era registrado por meio de setas de direção, simbolizando o caminho percorrido. Assim, as crianças exercitaram os quatro pilares essenciais do Pensamento Computacional: 

  1. Decomposição – dividir o desafio em etapas menores: localizar o ponto inicial, seguir instruções, registrar movimentos e chegar ao destino.
  2. Reconhecimento de padrões – compreender o sistema de coordenadas (como A1, B2, C3) e usar setas que seguem uma lógica repetitiva no tabuleiro.
  3. Abstração – focar nos elementos realmente importantes, ignorando distrações e registrando apenas os símbolos necessários para cumprir a missão.
  4. Algoritmo – definir a sequência de passos de forma organizada, representado aqui pelas setas. É fundamental para resolução de problemas de maneira lógica.

Ao final, além de percorrer o tabuleiro gigante no chão, os alunos reproduziram em folhas impressas a mesma configuração e o caminho percorrido, consolidando o raciocínio e a compreensão espacial. 

A experiência evidenciou como a aprendizagem se torna mais envolvente quando o conteúdo acadêmico se alia a atividades práticas e dinâmicas. Aprender História e Geografia foi, neste momento, tão envolvente quanto participar de um jogo. As crianças se tornaram exploradores da própria cidade, conectando conhecimento e diversão a cada movimento, enquanto desenvolviam também a cooperação. 

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