INSTITUCIONAL

Ganhadores do Concurso Colégio do Ano em Espanhol
De 9 a 13 de março, as escolas ganhadoras participaram de uma semana de formação no Colégio Miguel de Cervantes

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 10 de março de 2020.

O Colégio Miguel de Cervantes recebeu durante a semana passada os representantes das escolas ganhadoras da primeira edição do Concurso Colégio do Ano em Espanhol. O Concurso, promovido pela Consejería de Educación de la Embaja­da de España en Brasil e pelo Colégio, tem o objetivo de reconhecer o trabalho educativo dos colégios e professores brasileiros que contribuem significativamente para a melhoria da qualidade do ensino do espanhol como língua estrangeira.

A programação contemplou diversas atividades. Os professores participaram das aulas de Língua e Cultura Espanhola e de uma oficina de flamenco. Eles também assistiram a apresentações sobre o curso de cultura espanhola para a comunidade e sobre as ações do Departamento de Relações Internacionais do Colégio, entre outras reuniões com as chefaturas de estudos, orientação pedagógica e direção.

Na quarta-feira, dia 11 de março, no teatro do Colégio, os premiados participaram do ato de entrega dos prêmios. O evento contou com a presença do embaixador da Espanha no Brasil, Fernando García Casas, do cônsul-geral da Espanha em São Paulo, Ángel Vázquez e do conselheiro de Educação da Embaixada da Espanha, Pedro Cortegoso. Também participaram os colégios premiados e as instituições colaboradoras do concurso, além de autoridades como o secretário de Relações Internacionais da prefeitura de São Paulo, Luiz Álvaro Menezes e representantes da comunidade espanhola em São Paulo.

Na quinta-feira, os professores visitaram o Consulado da Espanha e o Instituto Cervantes, onde participaram de uma oficina Enseñanza de Lengua Española, ministrada pela professora Elena Barcello. Acompanhados pela professora, Eladia Martín Sánchez, os professores visitaram um dos pontos da publicação El Mapa del Español en São Paulo*, o Café Boliviano, localizado no centro Cultural Oswald de Andrade.

Ao final da semana os professores voltaram ao Colégio para mais reuniões e terminaram a formação conhecendo a parceria do Colégio com o instituto Social UniDown**. O Colégio disponibiliza toda a infraestrutura para que o instituto continue a oferecer, sem nenhum custo, cursos de espanhol para seus alunos com Síndrome de Down.  

 

*El Mapa del Español en São Paulo, é uma publicação realizada pelo Instituto Cervantes e pela La relámpago Editorial, que reúne  pontos turísticos  e gastronómicos da cidade de São Paulo, que  tem como principal característica o origem de países hispano-falantes.

** Unidown https://www.unidown.com.br/