ENSINO MÉDIO

Projeto Cozinhando ConSCiência
Em 14 de maio, os alunos do Ensino Médio participam de atividade relacionada à Feira do Livro e ao PEA Unesco

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 15 de maio de 2018.

Com o objetivo de demonstrar a importância dos conceitos científicos nas atividades culinárias e conscientizar os alunos sobre a valorização de alimentos nativos do nosso país, especificamente os presentes na culinária quilombola do Vale do Ribeira, os alunos do Ensino Médio desenvolveram, em 14 de maio, o projeto Cozinhando ConSCiência. Divididos em cinco temas, os alunos apresentaram seminários e atividades práticas sobre mandioca, café, chocolate, leite e banana.

O projeto, orientado pelos Departamento de Física e Química do colégio, está relacionado à Feira do Livro com adoção do livro Quilombo na cozinha – Receitas tradicionais quilombolas, do Quilombo André Lopes. O tema também foi proposto por sua coesão com a iniciativa do PEA-Unesco, que institui desde 2015 a Década Internacional dos Afrodescendentes.

Na atividade, os alunos do 3º ano apresentaram aos de 1º e 2º anos os estudos sobre os ingredientes, como o cultivo, os benefícios, a tabela nutricional, a diversidade de aplicação e tipos de transformação. Depois, em uma deliciosa oficina, os alunos do 1º e 2º anos executaram as receitas eleitas pelos grupos para aplicarem o conhecimento aprendido.

Acompanhando os seminários e as oficinas, estavam presentes o historiador Ederon Marques, um dos organizadores do livro Quilombo na cozinha e Elvira da Silva guia local e monitora ambiental na Associação do Quilombo de Ivaporunduva. Ederon  e Elvira comprovaram o alcance da obra durante toda a atividade e ao final fizeram uma palestra no teatro para os alunos, onde representantes dos grupos apresentaram suas receitas.

Saiba mais sobre a palestra no hotsite da Feira do Livro:  https://www.cmc.com.br/feiradolivro2018/conteudos/encontro-com-ederon-marques/