O Grupo Gestor de Sustentabilidade do Colégio Miguel de Cervantes convida toda a comunidade cervantina para o evento Cervantes Sustentável.

Confira a programação.
Durante o evento receberemos doações da campanha de alimentos: Doe solidariedade.

Atenção: Algumas oficinas pedem que os participantes tragam materiais para o desenvolvimento da atividade.

PROGRAMAÇÃO 

Ilha de brinquedos – Para participar traga brinquedos em bom estado para trocar
Horário: 10h às 13h
Imagine uma Ilha de Brinquedos. Você deve ter uma em casa, não é? Sabemos que o brinquedo proporciona grande avanço na capacidade cognitiva da criança. É por meio do brinquedo que a criança se apropria do mundo real, domina conhecimentos e se relaciona culturalmente. No entanto, vivemos em uma sociedade consumista, é necessário incentivar atitudes sustentáveis para as crianças, pois serão os responsáveis pelas grandes mudanças futuras.
Que tal então escolher os brinquedos que não brincam mais e trazê-los para trocar com outras crianças?Para participar basta levar uma toalha/tecido e os brinquedos a serem trocados.Vale lembrar que precisam estar em bom estado.
Classificação: Livre


Jardim Sustentável
Horários: 1ª Sessão: 10h30 / 2ª Sessão:  11h30 – Duração: 50 min
A oficina Jardim Sustentável tem como objetivo a construção de um miniecossistema por meio de um terrário, e com isso, despertar o interesse em entender o funcionamento desse fenômeno da vida real. Vale salientar que a montagem do terrário é realizada com materiais recicláveis e de fácil acesso.
Cada participante/família levará o seu para casa, a fim de poder cuidar e observar constantemente as mudanças ocorridas.
Inscrições no local: 12 pessoas por sessão / Classificação: A partir de 6 anos com direito a um acompanhante. 


Contação de histórias
Horários: 1ª Sessão: 10h15 / 2ª Sessão:  11h15 / 3ª Sessão: 12h15 – Duração: 40 min
Venha passar momentos agradáveis e ouvir uma história emocionante e cativante que agradará a toda família: Argemiro Cazapájaros de Celso Román, como a natureza pode tratar os seres humanos…
Inscrições no local: 20 pessoas por sessão / Classificação: Livre.


Exposição interativa- painéis ODS
Horário: 10h às 13h
O que são ODS?
Os alunos e alunas das Oficinas de Sustentabilidade do Colégio Miguel de Cervantes prepararam painéis informativos sobre alguns dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e estarão esperando vocês para uma demonstração sobre o assunto.
Classificação: Livre.


Composteira doméstica
Horário: 1ª sessão: 10h / 2ª sessão: 11h / 3ª sessão: 12h – Duração: 50 min
Você sabia que mais da metade da produção de lixo proveniente das casas brasileiras poderia ser evitada e transformada em adubo se todos fizessem compostagem doméstica? Aprenda esse método que é indicado como uma solução para os resíduos orgânicos, pois transforma o que seria lixo em um rico húmus, além de reduzir o lixo que seria destinado à aterros e lixões.
Inscrições no local: 20 pessoas por sessão / Classificação: Livre.


Yoga pais e filhos
Horário: 1ª sessão: 10h / 2ª sessão: 11h / 3ª sessão: 12h – Duração: 50 min
Vamos reconectar? A prática do Yoga entre pais e filhos reforça os laços familiares, estimula respeito e confiança e ajuda a melhorar a saúde e o bem-estar da sua família.  É uma excelente maneira de enriquecer a conexão.
Inscrições no local: 30 pessoas por sessão / Classificação: Crianças até 10 anos somente acompanhadas de responsável.


Culinária Sustentável e degustação
Horário: 1ª sessão: 10h / 2ª sessão: 11h / 3ª sessão: 12h – Duração: 40 min
Torta de banana com o aproveitamento da casca? Sim, o chefe de cozinha Reginaldo Canuto e sua equipe convidam para o desenvolvimento de uma receita gostosa e sustentável.
Inscrições no local: 20 pessoas por sessão / Classificação: Livre. 


Oficina de musicalização com sucata
Horário: 1ª sessão: 10h / 2ª sessão: 10h45 / 3ª sessão: 11h30 / 4ª sessão 12h15 – Duração: 20 min
Venha construir instrumentos musicais com materiais recicláveis e através da criatividade vivencie e sensibilize-se para o consumo consciente e reaproveitamento de materiais.
Inscrições no local: 20 pessoas por sessão / Classificação: Livre. 


Gincana 3Rs –  App Partake the bread
Horário: 10h às 13h
Atividades relacionadas aos 3Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar
Parceiro: Partake The Bread (Dividir o pão) é o aplicativo de doações de TUDO o que tem utilidade, não será consumido ou ainda está no prazo de validade. As doações são baseadas na posição da geolocalização dos anúncios. <http://partakethebread.com/>
Classificação: Livre. 


Coleta de lixo reciclável 3Rs – App Molecoola – Para participar, traga resíduos recicláveis limpos
Horário: 10h às 13h
Coleta de lixo do evento e recebimento de lixo reciclável residencial das famílias
Atividades relacionadas aos 3Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar
Parceiro: Molecoola - um programa de fidelidade ambiental, que permite que os seus recicláveis limpos sejam trocados por pontos. Quando acumulados, poderão ser resgatados por meio de diversos benefícios, como produtos de higiene/limpeza, ingressos de cinema, recarga de celular etc. 
<http://parqueburlemarx.com.br/molecoola/>
http://molecoola.eco
Classificação: Livre. 


Feira de Orgânicos – Tragam suas sacolas!
Horário: 10h às 13h
Em parceria com a Prana Shala Orgânicos & Naturais, os visitantes terão a oportunidade de  conhecer os produtos agroecológicos, refletir sobre o impacto de uma alimentação livre de agrotóxicos na saúde e no meio ambiente e  comprar  produtos orgânicos diretamente de seus produtores,  colaborando assim para o fomento da agricultura familiar e sustentável. Poderão também adquirir alimentos orgânicos.
Classificação: Livre. 


A cidade que queremos
Horário: 1ª sessão: 10h / 2ª sessão: 11h / 3ª sessão: 12h – Duração: 40 min
Como pensar uma cidade?
O que não pode faltar para garantir lazer, saúde, educação, bem-estar, alimentação e produtos essenciais?
E como garantir tudo isso sem impactos no meio ambiente, utilizando recursos sustentáveis, energia limpa e diminuindo ou reaproveitando ao máximo os resíduos produzidos?
Nesse espaço, de forma criativa, poderemos construir coletivamente uma cidade ideal, repensando a urbanização, os espaços públicos e planejando formas inteligentes de transporte e trânsito urbano.
Inscrições no local: 20 pessoas por sessão / Classificação: Livre. 


Descobrindo os detalhes da natureza – Para participar, traga seu celular ou máquina fotográfica
Horário: 1ª sessão: 10h / 2ª sessão: 11h30– Duração: 50 min
Você já parou para olhar com atenção os detalhes do seu jardim?
Esta oficina tem o objetivo de apresentar ao fotógrafo iniciante algumas dicas fundamentais para explorar o ambiente e registrar suas descobertas em belas fotografias. O desafio será produzir imagens de pequenos animais e vegetais que muitas vezes passam despercebidos ao nosso olhar.
Inscrições no local: 15 pessoas por sessão / Classificação: A partir de 10 anos.


Trailer sustentável
Horário:1ª sessão: 10h / 2ª sessão: 11h / 3ª sessão: 12h – Duração:40 min
Vivencie um aprendizado prático e divertido para ajudar a salvar o nosso planeta.
O Trailer é dividido por estações de aprendizagem sustentável: economia de água e energia elétrica, reaproveitamento do lixo, minhocasa, horta, cidadania e boas ações. Aqui, é possível gerar energia pedalando uma bicicleta. Venha nos visitar!
Inscrições no local: 35 pessoas por sessão / Classificação: Livre.


GreenWins -Traga suas pilhas e baterias, participe e concorra ao sorteio de um prêmio. 
Horário: 10h às 13h
Totens inteligentes interagem com pessoas para motivá-las a descartar resíduos da forma correta em troca de recompensas. Quer saber como?
http://greenwins.com.br/pt/
Classificação: Livre.


VOLUNTARIADO

  • Quixote Solidário – doação de alimentos, produtos de higiene e limpeza para a campanha Doe Solidariedade https://www.cmc.com.br/2018-doe-solidariedade/
    Horário: 10h às 13h
    Uma antiga fábula diz que a essência do ser humano reside no cuidado. Acreditamos que somos tantos no planeta que, se cada um cuidar e transformar o que não está bem no meio ambiente, teremos um mundo mais acolhedor e ético. 
    Os alunos do curso Quixote Solidário expressam sua vontade de cuidar e transformar em vários projetos e, desta vez, apoiam a campanha Doe solidariedade contando com a colaboração de todos para a doação de alimentos, produtos de higiene e limpeza. Participe!
  • Viagem à Espanha – relato de experiências em sustentabilidade
    Horário: 10h às 13h
    A Viagem à Espanha é um dos momentos mais destacados e importantes da vida escolar de um cervantino. Desde muito cedo, os alunos esperam ansiosamente sua chegada ao 9º ano do Ensino Fundamental e, no mês de julho, é o momento de empreender a viagem que habita a imaginação de todos e para a qual se prepararam com ilusão ao longo de muito tempo.
    Venha conhecer  o relato de nossos alunos e   alunas e suas experiências  por meio  dos três eixos propostos nesta viagem: Voluntariado social, Educação e diálogo intercultural, Participação urbana e empreendedorismo juvenil
    Classificação: Livre.

A cantina do Colégio estará aberta com um cardápio especial para o dia.