EDUCAÇÃO INFANTIL

Descobrindo Dom Quixote
No mês de agosto, os alunos do Infantil I percorreram as fantásticas aventuras do extraordinário personagem de Miguel de Cervantes

Por: Tábata Andúgar Bessa Lima

Neste mês, durante as aulas de Espanhol, os alunos do Infantil I conheceram um pouco sobre a história do escritor Miguel de Cervantes e, consequentemente, o porquê do nome da escola onde estudam.

Na atividade, os alunos descobriram que Miguel de Cervantes foi um escritor espanhol de suma importância e que sua obra O engenhoso fidalgo Dom Quixote de La Mancha é um dos livros mais lidos no mundo.

Para instigar ainda mais as crianças sobre o tema, visitamos o busto de Miguel de Cervantes, marco de nossa instituição, localizado no jardim em frente ao prédio administrativo. Andando mais um pouco, encontramos a escultura de Dom Quixote, produzida pelo artista Luiz Gagliastri, localizada em frente à biblioteca.

Como não poderia deixar de ser, participamos de uma conversa com o artista Claudio Canato, que nos explicou algumas partes do mural feito por ele na entrada do foyer do teatro, inclusive a já conhecida e trabalhada pelos alunos, Aventura dos moinhos de vento. Foi possível comprovar como, muitas vezes, Dom Quixote se dava mal no fim de suas aventuras, mas com a dignidade de um cavalheiro.

O projeto de estudo sobre Miguel de Cervantes e Dom Quixote incluiu diversas atividades gráficas, motoras e lúdicas.

Cada um se transformou em artista e registrou sua própria obra de Dom Quixote. Muitos desenharam Dom Quixote, Rocinante e Sancho Pança em seu burrinho, mas também apareceram muitas Dulcineias.

Fizemos o caminho das nuvens em nosso Cancioneiro, caderno de registro de músicas, e aprendemos uma canção criada pela professora de música do Colégio, Roseli Lepique.

Ao final, depois de tantas descobertas, os alunos puderam confeccionar com jornal chapéus e outros objetos que lembrassem a Dom Quixote. E assim, se converteram em cavalheiros e foram para o parque brincar com gigantes, monstros e dragões.