INSTITUCIONAL

Alunos do Miguel de Cervantes são premiados na OBMEP 2019
Entre as premiações estão uma medalha de ouro, uma de bronze e quatro menções honrosas

Por: Taya Spinelli Carvalho | 13 de dezembro de 2019.

Seis alunos do Colégio Miguel de Cervantes foram destaques na Olimpíada Brasileira de Matemática para Escolas Públicas (OBMEP). A competição, de âmbito nacional, contou, em sua primeira fase, com 18 milhões de participantes de escolas públicas e privadas. O aluno Pedro Henrique Rosa Borges Ishida, do 3ºC do Ensino Médio, conquistou a medalha de ouro e Luca de Almeida Pisano, 3ºC, a medalha de bronze, alcançando o primeiro lugar dessa categoria.

Além das medalhas, os alunos receberam um convite da OBMEP para participarem do Programa de Iniciação Científica (PIC). O Programa tem o objetivo de colocar os alunos em contato com aspectos da Matemática que não são vistos em sala de aula, ampliando o conhecimento científico e preparando para um futuro desempenho profissional e acadêmico.

Os alunos Gabriel Ozório Quintanilha, 7ºB, Mariana Rodrigues Arashiro, 7ºA, Alan Sondermann de Afonseca, 9ºC, e Lucas Ugolini San Martin, 3ºC do Ensino Médio, receberam menções honrosas pelo desempenho na prova. No total, foram distribuídas para as escolas privadas 25 medalhas de ouro, 75 de prata, 225 de bronze e 1900 menções honrosas por nível de prova.

Para o Departamento de Matemática do Colégio, os resultados consolidam o trabalho e o interesse pela disciplina, que a cada ano estimula a participação dos alunos em competições nacionais com diferentes objetivos e abordagens.

As cerimônias de premiação serão divulgadas no próximo ano. As entregas das medalhas de ouro são organizadas diretamente pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), também em 2020.