CERVANTES SOLIDÁRIO

4º Congresso do Estado de São Paulo no Apoio ao Escolar em Tratamento de Saúde e 1º Simpósio Internacional de Pedagogia Hospitalar

O Colégio Miguel de Cervantes participou do evento que discute ações de educação hospitalar

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 11 de abril de 2019.

O Colégio Miguel de Cervantes participou do 4º Congresso do Estado de São Paulo no Apoio ao Escolar em Tratamento de Saúde e 1º Simpósio Internacional de Pedagogia Hospitalar, que ocorreu de 10 a 12 de abril, no teatro da Universidade Paulista, UNIP.

Na mesa de abertura, o evento contou com a presença do cônsul-geral da Espanha em São Paulo, Ángel Vázquez Díaz De Tuesta, do secretário de Educação do estado de São Paulo, Rossieli Soares da Silva, do secretário de Educação municipal, João Cury, e demais especialistas da área de educação.

O evento foi voltado a profissionais e educadores que trabalham com jovens e crianças em tratamento de saúde e organizado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina  (SPDM), em parceria com o Hospital São Paulo e com apoio da Escola de Formação de Professores. Foram três dias de encontros que incluíram debates, palestras, workshops, entre outras atividades.

O Colégio recebeu o convite da Dra. Léa Chuster Albertoni, membro da SPDM. Além da apresentação artística na abertura, com a participação dos alunos do Colégio, coordenados pela professora Roseli Lepique, e do grupo de musicalização do Cervantes Solidário, coordenados pelo professor Digemison Portela, foram ministradas as oficinas “Projetos interativos do Hospital Infantil Darcy Vargas e Cervantes Solidário” e “Brincadeira é coisa séria”. O Colégio também contribuiu para o evento disponibilizando o assessor linguístico da Uned, Xoan Calviño, e o professor de cultura espanhola, Jose Muñoz Cabrera.

A diretora do Colégio, Lourdes Ballesteros, participou da mesa de apresentação do I Simpósio Internacional de Pedagogia Hospitalar com autoridades da América Latina em relação sobre o assunto. O projeto social do Colégio, o Cervantes Solidário, coordenado pela assistente social Regina Elisa Bueno, promove ações de recreação no Hospital Infantil Darcy Vargas, motivo pelo qual a participação do Colégio contribuiu para o debate sobre as ações terapêuticas para esses estudantes em situação hospitalar.

Veja o vídeo sobre o trabalho realizado pelo Cervantes Solidário no Hospital Darcy Vargas:

Veja o vídeo do evento:

No encerramento, ocorrido no dia 12 de abril, a professora Roseli Lepique apresentou uma oficina de percussão corporal para os participantes, sensibilizando a todos e destacando a importância do trabalho em grupo e da cooperação para a concretização de sonhos que visam ao bem comum.