Palestra sobre Educação Financeira
Em 16 de outubro, a economista Cristina Helena conversou com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 16 de outubro de 2018.

Cristina Helena Pinto de Mello, economista, professora e pró-reitora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), esteve no auditório do Cervantes para a palestra “Produção, circulação e consumo: moeda, trocas e descarte”. A professora falou sobre a origem da moeda, apresentando um panorama da sua evolução ao longo dos tempos até a moeda digital.

Durante o encontro, Cristina explicou aos alunos o ciclo numerário, que corresponde ao caminho que o dinheiro percorre desde a sua produção até o público final. Ela também alertou os jovens sobre as diferenças entre cartão de crédito e débito e sobre a importância em utilizar o dinheiro de forma saudável e consciente.

A economista destacou que o Brasil é o país que mais trocou de moeda no mundo e apresentou imagens das moedas de vários países. Ela explicou aos alunos os mecanismos das bitcoins, moeda universal com tecnologia de alta segurança, e sua diferença em relação à moeda digital, que se refere ao dinheiro utilizado em transferências e pagamentos de títulos realizados pela internet.

Para a orientadora Maria Cecília S. Grecco de Marcilio, do 2º ciclo do Ensino Fundamental, a proposta da palestra vai ao encontro de temas desenvolvidos ao longo do ensino fundamental. “Trabalhamos com Educação Financeira de forma interdisciplinar e atualmente percebemos a relevância do assunto para a formação de nossos alunos. Tanto que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê a inclusão da Educação financeira que deverão constar nos currículos de todo o Brasil”, afirma Maria Cecília.