ENSINO MÉDIO

SICE – Simulação Interna do Cervantes

Por: Camila Díaz

Durante os dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2019, teve lugar no Colégio a III Simulação Interna do Cervantes, conhecida como SICE. O evento, que é idealizado e totalmente organizado pelo Clube de Debates do Colégio Miguel de Cervantes, pretende simular debates formais sobre temas da atualidade ou momentos históricos. A iniciativa de expor os alunos e ex-alunos a situações de debates e negociações, além de beneficiar o desenvolvimento do discurso argumentativo dos participantes, os incita a usar a criatividade para propor inovadores acordos e soluções para os problemas que lhes são propostos durante a simulação.

Devido ao sucesso da edição realizada em 2018, a direção do evento deste ano criou quatro comitês com temáticas distintas, sendo dois para estudantes do nono ano, e dois para o ensino médio. No geral, 81 alunos se inscreveram como delegados, sendo que 28 deles são de colégios convidados, com especial destaque aos colégios Santa Cruz, Santa Clara e Dante Alighieri, os quais tiveram altos índices de participação. Vitor Rissatti, do Colégio Carbonell, afirma: “Achei a SICE muito diferente de qualquer proposta de simulação que eu já tenha feito, e isso é muito positivo. Os temas são muito diferentes, e acho que é isso o que faz a SICE tão única e especial”.

Para os alunos do nono ano, foi realizado um comitê histórico da Assembleia Constituinte da Revolução Francesa, no qual os delegados assumiram papéis de importantes membros jacobinos e girondinos do movimento. Durante a discussão, tiveram que lidar com a ideologia iluminista que permeava a época, a qual foi responsável pelo fim do absolutismo na França e por tensões militares com outras nações. O outro comitê foi especialmente organizado com o grupo MiguelMun, que também realiza debates no colégio, e teve a temática da época entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, na qual a Liga das Nações teve o desafio de criar alianças e acordos pacíficos internacionais após a Grande Guerra, que deixou uma infinidade de desavenças entre as nações europeias.

Já para o Ensino Médio, o Comitê da Revolução Russa enfrentou a situação instável e conflituosa dos líderes políticos bolcheviques em 1917. Vale ressaltar que esse foi feito no modelo de simulação de Teatro de Operações (T.O.), ou seja, teve um maior enfoque em estratégias e avanços militares. O outro comitê, por sua vez, recebe especial destaque pela criatividade: foi inspirado no romance The Moon is a Harsh Mistress, de Robert A. Heinlein. Na realidade ficcional da narrativa, ambientada em 2090, a Lua é uma colônia terrestre, e seus habitantes, descendentes de criminosos que foram exilados, se revoltam contra a opressão de seu planeta-metrópole, dando lugar a uma Revolução Lunar. O comitê se dividiu em dois gabinetes (um lunar e um terrestre), os quais tiveram que negociar entre si como proceder diante desse movimento de revolta.

Associados a cada um desses comitês estiveram dois diretores do Clube de Debates e alguns membros do staff, que ajudaram na organização do evento, além dos membros da imprensa, que criaram jornais temáticos e, ao longo das sessões, publicaram notícias que, por serem enviesadas ou divulgarem informações antes desconhecidas aos delegados, interferiram diretamente no debate. Foi uma experiência interessante para avaliar melhor o impacto que a mídia pode exercer na política, um tema que está tão em pauta atualmente.

Também com o objetivo de melhorar o andamento das discussões, um grupo de alunos ficou encarregado de fazer intervenções teatrais nos comitês. Ao encenarem protestos, discursos e até execuções públicas, criaram cenários que enriqueciam a complexidade dos debates que estavam sendo feitos.

Além disso, participaram alunos convidados de outros colégios e o ex-aluno Luca Vieira, formado em 2017, que participou da primeira edição da SICE e hoje estuda na University of York, na Inglaterra. Segundo ele, o projeto tem melhorado a cada edição: “Eu vi o evento evoluir, e  estou vendo uma coisa muito interessante, que é a quantidade de gente jovem envolvida. Parece que a iniciativa está tendo resultado em tocar as gerações mais jovens, e isso me deixa muito orgulhoso do projeto.”

Diretores dos comitês: Antonio Fardo; Arthur Spalding; Helena Spalding; Gabriel Battistuzzo; Luís Porro; Lucas San Martin; Gabriela Onias; Francisco Stelzer; Ivana Soto (MiguelMun); Natália Rocha (MiguelMun) e Camila Paranhos (MiguelMun).
Imprensa: Camila Díaz (diretora de imprensa); Pedro Domanico; Beatriz Gama e Raquel Cutlip.
Intervenção: Nicole Ilario (diretora de intervenção); Pedro Nishioka; Clara Gomes; Gustavo Abou; Lara Jacinto; Laura Fonseca; Maria Eugênia Cury e Manuela Franz.
Staff: Charlotte Chamouton (diretora de staff); Henrique Plihal; Luana Onias; Juliana Pesciotto; Pietra Rossini; Julia Barbosa e Sophia Dzundza.
Colégios convidados: Santa Cruz – Singular – Santa Clara – Liceu de Artes e Ofícios – Dante Alighieri – Belas Artes – Anglo – Palmares – ETAPA – Carbonell – Objetivo – Liceu Jardim – Etec USP – Mackenzie