ENSINO MÉDIO

1st Miguel de Cervantes Speech Contest

Concurso promove desenvolvimento do idioma em situação real e significativa

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 15 de junho de 2018.

Com o objetivo de reforçar o uso da língua em contextos significativos do idioma, o Departamento de Inglês do Colégio Miguel de Cervantes promoveu o I Concurso Miguel de Cervantes de Discurso em Língua Inglesa, evento voltado aos alunos do 1º ano do Ensino Médio.

Durante o 1º trimestre, momento em que as professoras acentuam os trabalhos relacionados a tal gênero discurso, os alunos produziram textos e vídeos em inglês para se apresentarem ao concurso. “Para tanto, abordamos discursos históricos e contemporâneos sobre questões de importância global. Os temas para criação dos discursos foram propostos com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da UNESCO*, como o combate à fome e à pobreza e o estímulo à igualdade de gênero, à educação de qualidade, entre outros”, explicam as professoras Carla Ramos de Abreu, Cristina Lage de Francesco e Eliane Cristine Giordano.

Para as professoras, a atividade proporcionou aos alunos condições para a produção de um discurso em língua inglesa tanto na forma escrita quanto na forma oral. Com isso, se espera que os alunos utilizem o gênero discurso como meio para a reflexão sobre a necessidade da construção de um futuro mais justo, pacífico, tolerante, inclusivo, seguro e sustentável, preceitos da educação para a cidadania global.

Ao todo, 118 alunos participaram. Os professores do Departamento de Inglês selecionaram os finalistas e os professores de Inglês do Ensino Médio escolheram os cinco vencedores.

Foto: Tatiana Maria de Paula Silva

Ganhadoras do I Concurso Miguel de Cervantes de Discurso em Língua Inglesa
Alice Godinho – 1ºD
Catharina Fernandes Louro – 1º A;
Gabriela Siebert Vampré do Nascimento – 1ºB;
Maria Clara Carvalho Panicali – 1ºD e
Raquel Luisa Dias Cutlip – 1ºB

*http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/education/global-citizenship-education/