INSTITUCIONAL

Encontro PEA Unesco 2019
De 11 a 13 de setembro, mais de mil profissionais refletiram sobre o futuro da educação no Brasil

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 18 de setembro de 2019.

A diretora-geral, Lourdes Ballesteros, e o diretor de ensino, Moisés Domingues, participaram do encontro anual do Programa de Escolas Associadas à Unesco (PEA Unesco). A cidade histórica Ouro Preto, o primeiro local brasileiro a entrar para a lista de Patrimônio Mundial da Unesco, abrigou o encontro. Sob o tema “Retratos da Diversidade da Educação Brasileira”, o evento bateu o recorde de inscritos, totalizando mais de mil educadores.

De acordo com o tema de 2019 da Unesco, “Ano Internacional das Línguas Indígenas”, o encontro contou com a presença do escritor e doutor em Educação Daniel Munduruku, de etnia mundurucu.

A programação do evento contemplou palestras, workshops e painéis de temas variados, tais como “A educação indígena: uma ponte entre o passado e o futuro do Brasil”, “Formação de professores na perspectiva da agenda 2030”, “Experiências de aprendizagem com Hacking STEM”, “Os territórios do brincar”, entre outros.

No dia 13 de setembro, o coordenador de tecnologia educacional, Antonio Abello Rovai, apresentou às 900 escolas associadas o currículo de competências digitais do Colégio Miguel de Cervantes, publicado em 2018 pela Unesco como um dos vinte melhores estudos de caso do mundo pelo projeto de “Melhores práticas em aprendizagem móvel”.

O PEA é o braço da Unesco nas escolas de educação básica em todo o mundo. São 11,7 mil escolas, distribuídas em mais de 180 países, em todos os continentes, todas alinhadas às premissas da Unesco de construir uma cultura de paz por meio de uma educação que vise a formar gerações conscientes de seu papel no mundo.