ENSINO FUNDAMENTAL I

Encontro com Roberto Rosa
O gestor cultural do legado do artista Gustavo Rosa esteve no Colégio Miguel de Cervantes

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 17 de outubro de 2018.

O idealizador do Instituto Gustavo Rosa esteve, em 15 de outubro, no auditório Cervantes para um bate-papo com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental sobre a vida e obra de seu irmão, o artista plástico Gustavo Rosa. Roberto é o diretor-presidente do Instituto, cujos objetivos são resgatar, cuidar, divulgar, disponibilizar as obras e perpetuar a memória do artista. 

O encontro, proposto pela professora Lucinda Gisondi e facilitado pela psicopedagoga Marisol Lage, amiga do artista, é o disparador do trabalho interdisciplinar que envolve geometria, arte e língua espanhola. “O objetivo principal do encontro, além de saber da vida e obras de Gustavo Rosa, foi estimular o posterior estudo de algumas das obras que são compostas por polígonos”, explica Lucinda professora de matemática e ciência em língua espanhola dos 4º e 5º anos EF.

Durante a conversa, Roberto contou aos alunos sobre a infância de Gustavo Rosa e sua predisposição para a arte desde pequeno. Ele explicou que o Instituto vem, desde 2015, tentando catalogar as obras do artista e que cerca de mil das prováveis 5 mil já foram encontradas.

Em sua fala, Roberto destacou a perseverança do irmão em viver da arte e usá-la como manifestação dos sentimentos de tolerância e respeito perante a natureza e as pessoas. Ele reforçou a importância da criatividade em qualquer área do conhecimento e incentivou todos a usá-la para oferecer sua contribuição à sociedade.

Roberto também apresentou o livro A arte divertida de Gustavo Rosa, da autora Silvia Salmaso, promovido pelo Instituto e com enfoque em aproximar as crianças da arte e da pintura.

A psicopedagoga Marisol também contou aos alunos sobre como conheceu Gustavo, suas obras preferidas e curiosidades sobre o amigo. Segundo ela, a diversidade de temas que Gustavo Rosa representava em suas obras, como a grande variedade de pessoas – alegres, sérias, gordas e magras – e a presença de animais revelava um ser humano sensível, generoso e com grande respeito pela diversidade.

Ao final do encontro, os alunos puderam esclarecer dúvidas sobre as obras do artista. 

Instituto Gustavo Rosa
 Rua Veneza, 920 – Jd. Paulista – São Paulo/SP

 +55 11 3887-8249 / +55 11 99930-7007
 contato@gustavorosa.org.br

Aberto ao público:
Segunda a sexta das 9h às 18h
Sábados de Novembro e Dezembro de 2018:
03/11 (11h às 15h) 
10/11 (10h às 16h)
01/12 (11h às 15h)
08/12 (10h às 16h)
15/12 (11h às 15h)