ENSINO FUNDAMENTAL II

Role-playing game no Colégio Miguel de Cervantes
No dia 5 de outubro, alunos assumem personagens imaginários

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 18 de outubro d 2019.

Mais de 30 alunos do 8º ao 2º ano do Ensino Médio se encontraram no Colégio para uma sessão de RPG, gênero de jogo no qual os jogadores assumem o papel de personagens imaginários em um mundo fictício.

O encontro contou com a participação dos especialistas em RPG e experientes jogadores Carlos Eduardo Lourenço, Nelson Costa Guimarães Junior, Marcos Moutinho Pereira e Jaime Daniel Leandro Rodriguez Cancela*, que coordenaram as mesas.

Nas sessões do Colégio, os participantes interpretaram uma tripulação de uma embarcação do Velho Mundo na busca por ouro, glória e redenção. Trajados a caráter, cada aluno mergulhou em seu personagem para trazer ao contexto a melhor experiência possível ao enredo.

Para o professor André Oliveira, organizador do encontro, o jogo é uma forma de construção narrativa colaborativa que favorece o desenvolvimento de diversas competências socioemocionais, como liderança e cooperação.

*Carlos Eduardo Lourenço é mestre em Comunicação e Educação pela ECA/USP, fundador da Dark Moon e da Ludus Culturalis. Foi diretor da Devir Livraria e realizava o Encontro Internacional de RPG de São Paulo. Criou e produziu quatro simpósios de RPG e Educação, reunindo educadores e pesquisadores de todo o país que se dedicavam aos estudos do lúdico na educação. Escreveu o Livro de RPG O resgate de Retirantes, fruto da parceria com o Governo de São Paulo com a Devir para estimular a visitação em museus de arte. Atualmente é docente da Universidade Nove de Julho.
Nelson Costa Guimarães Junior é mestre de RPG desde 1993. Bacharel e licenciado em Geografia pela USP. Coordena projetos de RPG e educação e fóruns estudantis modelo ONU.
Jaime Daniel Cancela começou a trabalhar ativamente com RPG em 2003, realizando palestras e encontros para divulgação do RPG em diferentes ambientes, como os Simpósios RPG e Educação, o Projeto RPG nos CEU’s da prefeitura de São Paulo, entre outros. Realiza regularmente oficinas de formação de narradores de RPG desde 2003 e, em 2018, fomentou e criou o Dia Nacional do RPG. Especializou-se também nos jogos de tabuleiro modernos, trabalhando com diversas empresas da área como consultor lúdico, tendo realizado vinte oficinas de jogos entre 2018 e 2019.
Marcos Moutinho Pereira tomou contato com RPG no início dos anos 90 e, de forma autodidata, começou a mestrar, o que o levou às primeiras convenções internacionais em São Paulo. Posteriormente se formou em História pela USP, o que só aumentou seu amor pela narrativa. Há mais de duas décadas, participa e conduz grupos de RPG e, nos últimos três anos, narra aventuras para um grupo de ex-alunos.