ENSINO MÉDIO

Projeto Deixando Marcas
Durante o mês de novembro, os alunos do 3º ano do Ensino Médio participaram de diversas atividades de encerramento do curso

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 12 de dezembro de 2019.

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio terminam sua etapa escolar no Colégio com um rito de passagem, o Projeto Deixando Marcas, cujas atividades emocionam, alegram e deixam marcas para os que ficam e para os que vão. Esse momento, que coloca um ponto final em um capítulo de suas vidas, é acompanhado por professores e demais funcionários do Colégio com muita emoção.

Em uma das atividades, os alunos se deslocam ao passado em uma manhã de convivência com os pequenos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. É nos olhares e no reconhecimento de que o tempo passou que eles percebem o quanto cresceram e quantas descobertas fizeram dentro desse ambiente. Mesmo os que não estão aqui desde a Educação Infantil vivenciam a experiência com nostalgia.

Durante uma semana, tradicionalmente, os alunos se fantasiam de acordo com temas estipulados por eles. Com muita criatividade, a atmosfera do Colégio se transforma em um cenário divertido e de muita interação.

Na tradicional Noite da Pizza, sensibilizados pelos professores, os alunos abrem as cartas que escreveram no 1º ano do Ensino Médio. Nas aulas de tutoria, eles produziram, no início do curso, um registro sobre suas expectativas em relação a como esperavam se encontrar no final do 3º ano. A leitura da carta é um momento emocionante para eles, que, na sequência, trocam mensagens de despedida em seus cadernos de recordação.

As atividades programadas pela orientação incluem um churrasco de confraternização, além de um jogo de futebol entre alunos e professores. Muita festa, gargalhadas e quase sempre cenas hilárias registram na memória e no coração de cada um a marca de pertencer para sempre à comunidade cervantina.

Além disso, para demonstrar que essas turmas ultrapassam qualquer barreira, como em todos os anos, os alunos preparam uma intervenção de arte no muro em volta do campo. Devidamente trajados, equipados e acompanhados, eles entraram nas obras do Master Plan e realizaram a tradicional atividade.