Festa Junina celebra diversidade cultural
A festa, realizada no dia 14 de junho, foi marcada por apresentações, gastronomia, música e brincadeiras que representam as culturas brasileira e espanhola
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 16 de junho 2014.
O ginásio poliesportivo foi o cenário perfeito para a aliança entre cultura e tradições. A quadrilha do Infantil I apresentou o tema solidariedade, ao som das músicas de Luiz Gonzaga e com uma coreografia alegre, com direito à dança maluca. O Infantil II ensinou aos participantes a separar o lixo reciclável, e o 1º ano do Fundamental dançou e desfilou a diversidade das etnias, apresentando autorretratos expressos em outras raças, em consonância ao tema “Todos somos um”.
A apresentação do 2ºano, que contou com a participação dos alunos do curso extra de cajón e desenvolveu coreografias de cirandas no ritmo nordestino Coco. Já o 3º ano, ao som de “Canto ao Pescador”, demonstrou a “Cavalo Marinho”*, dança dramática pertencente ao folclore brasileiro, originária de Pernambuco.
Os alunos do 4º ano dançaram uma alegre coreografia de dança típica Junina, ao som do “Na sola da bota”, e o encerramento das apresentações, desenvolvido pelos alunos do 5º ano, homenageou a paixão nacional pelo Futebol que, em ano de Copa, fez uma referência ao espírito e à ética esportivos.
Enquanto isso, no palco da festa, o Grupo Sueños de dança espanhola encantou todos com sua belíssima atuação, seguida da apresentação do grupo musical do Projeto Cervantes Solidário e coreografias da “Dança dos arcos” e “Maculelê”.
As Festas Juninas reuniram, em sua origem e sob influência de diversas nações, às danças, músicas, comidas e brincadeiras aspectos culturais brasileiros, que representam a diversidade cultural de nosso país. O setor gastronômico da festa junina do Colégio Miguel de Cervantes representou bem esse aspecto multicultural, apresentando grande variedade de comidas típicas juninas, espanholas e de outras regiões.
O campo de futebol do Colégio foi transformado em um circuito de brincadeiras, organizadas pelo grupo de monitores do Rep Lago que – entre catapultas de batata, corda bamba, panela cheia e outras – garantiu a diversão ao lado das tradicionais barraquinhas instaladas nas marquises, com pescaria, boca do palhaço, derruba garrafas e o touro mecânico.
Durante a festa, os telões do teatro do Colégio transmitiram os jogos da Copa do Mundo de Futebol: Uruguai X Costa Rica e Inglaterra X Itália, e os aficionados em jogos eletrônicos puderam bater uma bola nas estações de jogos Fifa, montadas em frente ao Teatro, pela comissão de formatura do 3º ano do Ensino Médio.
O Festival de Música Caipira e Regional foi dividido nas categorias: mirim conjunto e dupla, infantil conjunto, dupla e individual, juvenil dupla e individual; reuniu mais de 30 participantes e apresentou os jovens talentos do Colégio, que cantaram e tocaram acompanhados por professores do Departamento de Música.
À noite, o grupo Forró Charanga animou o palco da festa e embalou as quadrilhas, dos alunos do Ensino Médio, pais e professores, comandados pelo professor convidado José Roberto Fontolan.
No encerramento, foram sorteados prêmios aos participantes da festa.
Confira o resultado dos ganhadores do Festival de Música Caipira e regional:
Categoria Mirim – conjunto:
LAS AMIGAS – Suite do pescador (Dorival Caymmy)
Maria Clara Figueiredo Berenguer
Manuela Rocco de Oliveira
Ana Clara Martins Afonso Ferreira
Categoria Mirim – dupla ou trio:
CATHY E JÚ – The cup song (Anna Kendrick)
Catarina Gomes e Silva
Júlia Sasaki
Categoria Infantil – conjunto:
GATAS CAIPIRAS – Timber (Kesha)
Lia Ishigami Vaz, Mariana Katayama Kaidei, Maria Eugênia Cury de Souza Lima, Mel Boldrim Zimmer, Rafaela Boyadjian Anjos, Giovanna Xavier Gibin, Magdalena Silva Lopez de Lerida, Camila Castillo Paranhos e Roberta Peñoñori Americano Jordão de Magalhães.
Categoria Infantil – dupla ou trio:
AS TOP – Xote das meninas (Marisa Monte)
Marcella de Moraes Regenga e Giulia Torquato Mancusi
Categoria Infantil – individual:
MARI – Não é proibido (Marisa Monte)
Mariana Haddad Alves da Silva
Categoria Juvenil – individual:
ANA CAROLINA CAVALLINI – Born Country (Alabama)
Ana Carolina Cavallini
Categoria Juvenil – dupla ou trio:
DIEGO E PAOLA – É isso aí (Ana Carolina e Seu Jorge)
Diego Barros Itaboraí e Paola Grandinetti Soares