ENSINO FUNDAMENTAL I

Breve História de São Paulo com professor Antonio Abello Rovai 
Em 12 de março, professor apresenta aos alunos um panorama histórico sobre a formação de São Paulo

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 13 de março de 2018.

Com base nas atividades relacionadas aos estudos sobre a cidade de São Paulo, a equipe pedagógica do 3º ano do Ensino Fundamental convidou o professor de História, Antonio Abello Rovai, para dar uma palestra aos alunos.

O professor falou sobre as transformações do tempo e a importância da memória e da história para a compreensão da realidade e do cotidiano.

Durante a palestra, Antonio falou sobre a formação da cidade sob o ponto de vista das pessoas e culturas que contribuíram para a pluralidade e a diversidade cultural, parte fundamental de nossa herança e história pessoal. O professor traçou uma linha do tempo, apontando os principais eventos que favoreceram a vinda de outros povos para São Paulo.

Ao final da palestra, Antonio reforçou que a identidade de São Paulo é constituída pela história das pessoas que, ao longo do tempo, imprimiram sua cultura, mesclando-a com a de outros povos, de forma que o respeito e a tolerância devem ser reforçados para a construção de uma sociedade pacífica.

Os trabalhos relacionados à história de São Paulo envolvem as particularidades da cidade desde a sua fundação, com suas mudanças e permanência, e visa a reconhecer o legado das várias culturas e etnias na formação de sua população. Além da palestra, os alunos lerão a obra As descobertas de Paulinho na metrópole, de Marina Franco, que apresenta as aventuras de um garoto conhecendo a história de São Paulo ao visitar espaços pitorescos no centro da cidade.