ENSINO FUNDAMENTAL II

O olhar fotográfico nas aulas de arte
Alunos do 8º ano descobrem na fotografia a arte que informa e surpreende

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 14 de junho de 2019.

Para sensibilizar os alunos do 8º ano em relação aos conteúdos de arte que envolvem o estudo da fotografia como arte e informação, o professor de arte Fábio Nogueira propôs a saída ao Parque Ibirapuera.

Por meio das técnicas fotográficas e estéticas discutidas nas aulas, os alunos exercitaram os olhos captando fragmentos do ambiente escolar sob a perspectiva e sensibilidade individual. Com o objetivo de expandir os ângulos diante das possibilidades visuais, a saída permitiu aos alunos explorar novos ambientes e formas.

“Para que esse olhar destacado em aulas seja aguçado, propus uma saída para um ambiente que permite a interação com a obra do arquiteto Oscar Niemeyer e a natureza. Fomos ao Ibirapuera para exercitar o nosso olhar como campo de pesquisa fotográfica. Para aproveitar com mais intensidade a ideia do olhar sobre o novo, fizemos uma visita ao Museu de Arte Contemporânea (MAC), que tem um acervo que provoca reflexões a partir do olhar”, explica Fábio.

Ao final, os alunos foram convidados para apreciarem a vista panorâmica do último andar do MAC, além de observar a paisagem que harmoniza a natureza e o urbano em uma sobreposição repleta de antagonismo e sinergia.