INSTITUCIONAL

Formatura do Ensino Médio
Em 18 de dezembro, familiares e convidados se reuniram para a cerimônia de formatura dos alunos do 3º ano do Ensino Médio

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 19 de dezembro de 2018.

Para abrir o evento, o professor Antonio Abello Rovai apresentou os professores do Ensino Médio e funcionários que estavam ao palco, além da mesa solene, composta pelo embaixador da Espanha, Fernando Jesús García Casas, pela diretora-geral do Colégio, Lourdes Ballesteros, pela diretora de ensino, Amélia do Rosário Morais Farré Salazar, pelo chefe de estudo, Rafael Ruanova Quintás, e pela Orientação Pedagógica do Ensino Médio, formada por Kátia Regina Pupo e João Jonas Veiga Sobral.

A diretora Lourdes Ballesteros cumprimentou os presentes, parabenizou os alunos pela conclusão desse ciclo escolar e agradeceu especialmente pela presença do embaixador Fernando Casas, ressaltando que sua presença é uma mostra da importância da instituição nas relações educativas e culturais entre Brasil e Espanha. Lourdes agradeceu também pelo apoio das famílias, por sua confiança no Colégio e à equipe de professores, orientadores e demais profissionais que acompanham os alunos desde a Educação Infantil. 

Dentre diversas atividades realizadas no Projeto Deixando Marcas, do 3º ano do Ensino Médio, a diretora destacou a homenagem feita no muro de recordações ao aluno Eduardo Marum, falecido em 2013, então no 7º ano, que estaria se formando com essa turma.

O embaixador da Espanha, Fernando Casas, cumprimentou os presentes e ressaltou a qualidade de ensino do Colégio, representada pela confiança das famílias e explicitada por meio do indicador segundo o qual 80% dos alunos formados estudaram no Cervantes desde a Educação Infantil. O embaixador parabenizou os 63 alunos que se formam com a titulação do Ensino Médio, tanto a brasileira quanto a espanhola, e aos 13 que, além dessas, também recebem o diploma internacional do IB (Bachillerato Internacional). Em seu discurso, ele acentuou os laços de amizade entre Brasil e Espanha e os princípios educativos que constituem a essência do Colégio Miguel de Cervantes, isto é, que ensinam os jovens a resolver problemas, a valorizar a igualdade, a democracia e, principalmente, a solidariedade.

As oradoras das turmas – as alunas Maria Helena Arias Contieri, Isadora Celidonio Armond e Valentina Mastrantonio Walder – fizeram discursos comoventes sobre suas trajetórias no Colégio, marcadas pela aprendizagem e amizades conquistadas. Em mais de uma vez, o colega Eduardo Marum foi recordado com muito carinho. Os professores paraninfos, Carlos Henrique Ribeiro Moussalli, Patrícia Varela González e Thiago Augusto Cardoso, falaram sobre como os alunos se desenvolveram ao longo do processo de aprendizagem, superando desafios e convertendo-se em cidadãos preparados para serem agentes de transformação social.

Após os discursos, os alunos presentearam com flores o professor Marcos Engelstein e os funcionários Luciana Passos Martins, Nedes da Silva e Marco Aurélio Senise. Em seguida foi apresentado um vídeo produzido pela aluna Helena Cipriano Cardoso com imagens de momentos de companheirismo e confraternização entre os colegas e professores.

Após o vídeo, os professores do Departamento de Música – Amália Freire, Ana Maria Premero, Ana Valéria Turbiani, Cássia Bernardino, Ivo Bonfiglioli e Joan Barros – apresentaram pela primeira vez o hino composto por eles para o Colégio Miguel de Cervantes em homenagem aos seus 40 anos.

A cerimônia continuou com a entrega dos certificados de menção honrosa. Os alunos Beatriz Camargo Martins, Bruno Alfredo Issa, Camila Ribeiro Labate, Isabella Maria Baxter, Luana Maria de Sousa Benedito, Murilo Enrique Dorión Nieto e Pedro de Melo Pimenta Moreira receberam menção por destacado desempenho acadêmico e atitude positiva. Os alunos Isabella Maria Baxter e Murilo Enrique Dorión Nieto também receberam menção por destacada atitude positiva, responsável e cidadã demonstradas ao longo da vida escolar.

Após a entrega, o embaixador Fernando Casas relembrou a todos a importância da educação e dos professores para a formação de um cidadão e de um país e mais uma vez parabenizou a todos os formandos.

Para finalizar, o professor e membro da orientação pedagógica do Ensino Médio, João Jonas Veiga Sobral, fez a leitura de um texto de Gandhi para os alunos. Pais e familiares prestaram uma emocionante homenagem aos formandos cantando as músicas O que é, o que é?, do cantor e compositor Gonzaguinha, e É preciso saber viver, do grupo Titãs.

A noite se encerrou com um coquetel oferecido pelo Colégio aos alunos, familiares e convidados.