ENSINO MÉDIO

Formatura do Ensino Médio
Em 18 de dezembro, a formatura dos alunos do 3º ano do Ensino Médio emocionou convidados e familiares

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 19 de dezembro de 2019.

A abertura da formatura foi proferida pelo professor Antonio Abello Rovai, que anunciou a entrada dos alunos e dos professores do Ensino Médio. Na sequência, Antonio apresentou a mesa solene, composta pela diretora-geral do Colégio, Lourdes Ballesteros, pelo diretor de ensino, Moisés Domingues, pelo chefe de estudo, Rafael Ruanova Quintás, e pela orientadora pedagógica do Ensino Médio, Kátia Regina Pupo.

A diretora Lourdes Ballesteros cumprimentou os presentes e parabenizou os 90 formandos pela conclusão desse ciclo escolar, agradecendo às famílias pelo apoio e confiança no Colégio e na equipe de professores, orientadores e demais profissionais que acompanham os alunos desde a Educação Infantil. Lourdes destacou o orgulho de toda a equipe do Colégio por 100% de alunos aprovados e que concluem o ano tanto com o título de Bachiller, do Ministério de Educação da Espanha, quanto com o título do Ensino Médio, do Brasil. Além disso, 23 estudantes obtiveram também o título do Programa do Diploma do IB.

O diretor de ensino, Moisés Domingues, agradeceu aos alunos e familiares a acolhida e afirmou a importância do momento, que concilia o presente, na celebração do encontro, o passado, na história construída pelos alunos no Colégio, e no futuro que cada um dos formandos começa a construir com base nas escolhas e caminhos que irão seguir.

As oradoras das turmas – as alunas Clara Gomes e Silva, Charlotte Hélène Erler Von Erlea Chamouton e Isabel García Lemos Varela – falaram sobre os momentos emocionantes e sobre os anos de convivência no Colégio. Muitas recordações engraçadas foram comentadas sob lágrimas que anunciam a saudade iminente dos tempos de Cervantes. Os professores paraninfos, Carlos Henrique Ribeiro Moussalli, Cristina Lage de Francesco e Eliane Cristine Giordano, parabenizaram os alunos pela dedicação, amizade e respeito demonstrado ao longo dos anos.

Após os discursos, os alunos presentearam com flores os professores Andrea Rodrigues, Eliete Pardono, Fabio Brazolin Abdulmassih, Rocio de Simón Eiras, Samira Diniz de Souza, Thiago Augusto Cardoso e os funcionários Luciana Passos Martins, Marco Aurélio Senise, Nedes da Silva,  Benoni Gomes da Silva, Euller Ricardo Amoras, José Roberto Dias e Glauber Vander da Costa.

A cerimônia continuou com a entrega dos certificados de menção honrosa por destacado desempenho acadêmico e atitude positiva aos alunos Felipe Françolin Janowitzer, Felipe Pinto Ortiz de Camargo, Francisco Ribeiro Stelzer, Gabriel Furlanetto Battistuzzo, Gabriela Onias Scherf, Luca de Almeida Pisano, Lucas Ugolini San Martín, Luis Felipe Porro, Luiza Valezim Augusto Pinto, Pedro Henrique Rosa Borges Ishida, Rachel Ann Asencio Bracelis, Rafaella Xavier Gibin e Valentina Spedine Sierra.

Na sequência, mães e pais dos alunos prestaram uma homenagem aos formandos com um pot-pourri de canções, especialmente ensaiadas para eles.

A noite se encerrou com um coquetel oferecido pelo Colégio aos alunos, familiares e convidados.