Formatura do Ensino Fundamental
Em 16 de dezembro, pais, familiares e amigos se reuniram para a cerimônia de formatura dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 19 de dezembro de 2016.

A cerimônia de formatura do Ensino Fundamental começou com a apresentação da mesa solene, proferida pelo professor Antonio Abello Rovai, composta pela diretora-gerente do Colégio, Lourdes Ballesteros, pela diretora de ensino, Amélia do Rosário Morais Farré Salazar, pelo chefe de estudo, Juan Rivero Corredera, e pela orientadora pedagógica do Ensino Fundamental, Valéria Ribeiro da Silva.

Para a abertura do ato solene, a diretora Lourdes Ballesteros cumprimentou os presentes e ressaltou a relevância da cerimônia, que finaliza um ciclo importante da vida escolar dos alunos e une todas as pessoas envolvidas nessa jornada: familiares, equipe pedagógica e funcionários, que acompanharam os alunos desde a Educação Infantil no Colégio.

Em seu discurso, Lourdes parabenizou os alunos pelo trabalho e esforço durante todos os anos e convidou-os à reflexão sobre as experiências e aprendizados conquistados durante o ano ao citar as atividades pedagógicas, esportivas e sociais realizadas em 2016, ressaltando os excelentes trabalhos desenvolvidos na Hispanidad e a viagem à Espanha. Como proposta para o futuro, Lourdes reforçou o apoio do Colégio a todos os alunos na nova etapa escolar no Ensino Médio e no Programa de Diploma do Bachillerato Internacional.

“Queridos alunos, vou dizer uma coisa que já sabem: ano que vem, quando estiverem no Ensino Médio, terão que estudar desde o princípio e trabalhar um pouco mais, mas não têm que temer nada, porque possuem tudo para alcançar o êxito. Podem contar com o apoio da família, com o profissionalismo e o carinho de todos do Colégio e, o mais importante, com a capacidade de superação de vocês. Estou convencida de que todos irão se converter em jovens responsáveis e com sólidos conhecimentos e valores”, concluiu Lourdes.

Em seguida, as oradoras das salas, Amanda Cássia Vanetti, 9ºA, Catarina Marshal da Matta Pires, 9ºB, Ana Luiza Renneberg Ribeiro, 9ºC, e Valentina Spedine Sierra, 9ºD, fizeram discursos comoventes, relembrando momentos que as marcaram na memória com os colegas e professores e sobre sua jornada na escola. A oradora Valentina também acrescentou ao seu discurso a importância dos valores estimulados na convivência familiar e escolar de empatia e respeito.


Fotos: Rafael Campagnoli

Na sequência, foram anunciados como paraninfos das turmas os professores Ana Lúcia Teixeira e Marco Antonio Augusto, que proferiram juntos um discurso baseado nos valores trabalhados durante o ano, como companheirismo, determinação, empatia, respeito, tolerância, paciência e persistência, que naturalmente foram desenvolvendo e madurando no decorrer das relações estabelecidas durante os processos e atividades escolares.

“São vocês, alunos, os elementos fundamentais dessa química que acontece todos os dias em uma sala de aula, que muitas vezes faz não existir a diferença entre aluno e professor. Eu costumo dizer que os melhores momentos em nossas aulas foram quando não existiu tal distinção, e fomos todos alunos e professores”, afirmou o professor Marcos. “Vamos recordar quantas situações de doenças, braços e pernas quebrados etc., ao longo deste ano, eles conseguiram superar, ultrapassando a dificuldade da falta de contato com a escola por conta da persistência e da paciência estabelecida naturalmente entre eles e seus colegas, que por muitas vezes estavam dispostos a explicar, ir visitar, dar carinho e atenção”, explicou Ana Lúcia.

Para homenagear todos os professores tutores, as oradoras das turmas subiram ao palco para a entrega de flores aos professores tutores, Fernanda Rodrigues Baruel, Marco Antonio Augusto, Ana Lúcia Teixeira e Amália Luísa Senise Freire.

Em seguida, as professoras Roberta Fernandes e Fernanda Baruel, do Departamento de Língua Portuguesa, apresentaram o projeto interdisciplinar Impressões de Viagem, que resultou neste ano em um site que reúne textos, vídeos e fotos dos alunos com base nas reflexões sobre viajar e conhecer outras culturas. “Em 2016, baseado no tema Educação para a Cidadania Global, da Unesco, os professores partiram das questões: “O que nos faz humanos?” e “Como seres humanos, o que nos faz contribuir para a preservação da nossa espécie e do nosso planeta?”. Refletimos sobre essas questões, nos deparamos com temas que nos inquietam e nos comovem e procuramos essas respostas nos outros, em pessoas fora do nosso contexto e da nossa cultura, para relacionarmos as suas experiências às nossas e, com base nisso, mudarmos a nossa forma de ser, buscando uma sociedade mais justa. Mais do que impressões de viagem, elas são expressões de viajantes, algumas manifestadas em forma de texto e outras em recursos audiovisuais”, explicam as professoras Roberta e Fernanda.

O projeto desenvolvido pelos departamentos de Língua Portuguesa, Espanhol e Inglês foi realizado com a colaboração do Departamento de Comunicação e pode ser visto pelo endereço: https://www.cmc.com.br/impressoes_2016/

A solenidade seguiu com a entrega dos diplomas, após a qual foi feita também a entrega dos diplomas de menção honrosa aos alunos Amanda Cássia Vanetti, Ana Beatriz Medeiros Costa, Ana Luiza Henneberg Ribeiro, Catarina Marshall da Matta Pires, Felipe Françolin Janowitzer, Felipe Pihnto Ortiz de Camargo, Francisco Ribeiro Stelzer, Gabriela Onias Scherf, Guilhermina de Sampaio Moreira Ribeiro Costa, Heloísa Bonchristiano Aigner Ribeiro, Heloísa Pieralini Jobb, Juliana Kojin Guimarães, Juliano Cepeda, Laura Cioto dos Santos, Lucas Ugolini SanMartín, Luisa Fernandes Louro, Luiza Maria da Silva Fraga, Pedro Bueno Feltrin, Pedro Henrique Rosa Borges Ishida, Priscilla Espinheira Ferraz Lima, Rafaella Xavier Gibin, Sophia Dzundza Haddad, Thiago Cavalheri dos Santos Souza e Valentina Spedine Sierra pelo destaque no desempenho acadêmico e pela atitude positiva com seus colegas e professores demonstrada ao longo de sua vida escolar.

Para encerrar a cerimônia, a diretora Lourdes agradeceu a todos, sobretudo aos alunos, pelo empenho até o momento e desejou muita disposição para o próximo ano.

O professor Antonio convidou a todos para um coquetel oferecido pelo Colégio aos alunos, familiares e convidados.