Formatura do Ensino Médio
Em 15 de dezembro, pais, familiares e amigos se reuniram para a cerimônia de formatura dos alunos do 3º ano do Ensino Médio

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 16 de dezembro de 2016.

Para abrir a cerimônia de formatura do Ensino Médio, o professor Antonio Abello Rovai agradeceu a presença de todos os familiares, alunos e professores e apresentou a mesa solene, composta pela diretora-gerente do Colégio, Lourdes Ballesteros, pela diretora de ensino, Amélia do Rosário Morais Farré Salazar, pelo chefe de estudo, Juan Rivero Corredera, e pela Orientação Pedagógica do Ensino Médio, formada por Kátia Regina Pupo e João Jonas Veiga Sobral.
Na sequência, Antonio passou a palavra à diretora Lourdes Ballesteros, que cumprimentou os presentes ressaltando a relevância da cerimônia, que une todas as pessoas envolvidas na formação dos jovens: familiares, equipe pedagógica e funcionários do Colégio.

Em seu discurso, Lourdes convidou os alunos à reflexão sobre o ano ao citar as inúmeras atividades pedagógicas, esportivas e sociais realizadas em 2016 e os resultados já obtidos no vestibular até o momento, que tanto orgulham toda a equipe do Colégio. No encerramento de sua fala, Lourdes pediu aos alunos para refletirem também sobre o futuro levando em consideração toda a formação e os exemplos colecionados durante a jornada escolar no Colégio Miguel de Cervantes.

“Quando seus pais os trouxeram aqui pela primeira vez, o Colégio apresentou sua missão: formar pessoas felizes e responsáveis, com sólidos conhecimentos e valores, e que possam ser agentes de transformação social em um mundo globalizado e multicultural. Creio que alcançamos nossa missão junto com as famílias e agora, cervantinos, o futuro está em suas mãos, aproveitem”, finalizou a Lourdes


Fotos: Rafael Campagnolli

Em um discurso eloquente e simpático, o aluno Rafael Moga Mendes, orador do 3º A, falou sobre as recordações que levará de professores e colegas de sala e agradeceu ao Colégio. “Se eu tivesse me formado em qualquer outro lugar, com sorte eu seria uma máquina de fazer provas de vestibular, no entanto, para o bem e para o mal, eu me formei aqui, uma escola que forma pessoas e cidadãos e que valoriza não apenas nossa formação acadêmica, mas também a formação de caráter e indivíduos preparados para a vida”, afirmou Rafael. A oradora Valentina Coppola Gomes dos Santos também relatou momentos marcantes com os professores e com a turma. “Hoje saímos mais maduros, mais crescidos, mais flexíveis, mais pensantes e mais falantes do que nunca. Somos as pessoas que nunca vão se calar diante as injustiças, pessoas que sempre vão expressar suas opiniões e que vão rodar e mudar esse mundo”, conclui Valentina.

Os oradores do 3º ano B, Felipe dos Santos Farhat e Heitor Cardoso Megale, prestaram uma homenagem carinhosa à turma descrevendo cada um dos companheiros com ternura e bom humor. “O que significa esse dia? O fim de um ciclo? O início de outro? Para nós, significa apresentação de um trabalho que ainda não acabou e que vai se estender para o resto de nossas vidas. Um trabalho que transformou pedras brutas em diamantes, cada um com seu contorno especial e suas peculiaridades, refletindo mais luz do que recebe”, refletiram os oradores.

Após os discursos, foi apresentada uma retrospectiva elaborada pelos alunos com vídeos, imagens e trilha sonora escolhidas por eles.
Em seguida, os professores paraninfos, Marcos Engelstein e Thiago Augusto Cardoso, discursaram aos alunos. O professor Marcos falou sobre mudanças e escolhas. “Com os exemplos que temos visto, como arrumar palavras de incentivo para jovens que estão em um momento de escolhas e de mudanças importantes e desafiadoras? Mudanças essas que trazem para alguns inseguranças e incertezas. Ante o que está sendo dito e visto, antes que isso tudo nos desanime, é importante conhecer, entender e compreender por que o saber nos abre portas e nos ajuda a escolher as que queremos deixar abertas”, explica Marcos. O professor Thiago falou sobre os caminhos e as alegrias dos momentos compartilhados e do constante aprendizado intrínseco a todas as relações humanas. “Agradeço a vocês por toda essa grande aventura do ensinar e aprender, em que cada um de nós participa dessas duas situações simultaneamente. Fico em dúvida se foram vocês que aprenderam mais comigo ou se fui eu que aprendi muito mais com vocês”.

Os alunos homenagearam com a entrega de flores os professores Rocío de Simón, Carlo Alberto Moussali e Roberson de Oliveira e os inspetores de alunos Nedes da Silva e Marco Aurélio Senise.

Por sua vez, todos os professores desceram do palco para, regidos pela professora Ana Maria Premero, homenagear os alunos com a canção Caminho das águas, do compositor Ricardo Maranhão.

A solenidade seguiu com a entrega dos diplomas, após a qual foi feita também a entrega dos diplomas de menção honrosa aos alunos Clara Sabença Gusmão, Daniela Ribeiro Castro, Gabriel Sarti Massukado, Heitor Cardoso Megale, Henrique Hirata Kimura, Mariana Contreras Barroso,
Max Tadaieski Mitteldorf, Piero Enrico Esposito, Sofia Airoldi Rodrigues e Valentina Coppola Gomes dos Santos pelo destaque no desempenho acadêmico e pela atitude positiva com seus colegas e professores demonstrada ao longo de sua vida escolar. Neste ano o Colégio também concedeu ao aluno Enrico Aloisi Nardi a menção honrosa por esforço e dedicação e aos alunos Bruna Cristina Alvarez Massis, Enzo Gonzales de Marchi, Isabella Pérez Orta e Maria Beatriz Cury de Souza Lima por conduta exemplar e contribuição voluntária e solidária.

No encerramento, a diretora Lourdes agradeceu a todos e pediu aos alunos que tenham o Colégio como sua segunda casa, voltando sempre para serem recebidos de braços abertos.

Para finalizar a cerimônia, pais e familiares prestaram uma homenagem surpresa aos formandos. Simone Sarti Massukado, mãe do aluno Gabriel, falou em nome de todos os pais aos alunos sobre a amizade e a felicidade. José Felipe Marion Alloza, pai do aluno Tomás, recitou o poema A Pedra e, em seguida, todos os pais cantaram Color esperanza, de Diego Torres, e Gostava tanto de você, de Tim Maia.

Acompanharam os pais os professores do Departamento de Música, Ivo Bonfiglioli, Ana Maria Premero, Amália Luisa S. C. Freire, Ana Valéria Turbiani e Joan Barros, do projeto social Cervantes Solidário, Jonatas Lima Cerqueira e Portela da Silva, e o músico convidado, Marcus Fernando Thomaz Baldini. A apresentação foi coroada com os alunos do curso de musicalização do Cervantes Solidário na percussão.

A noite acabou com um coquetel oferecido pelo Colégio aos alunos, familiares e convidados.