ENSINO FUNDAMENTAL II

Oficinas ONG Abraço Cultural*
Em 20 de fevereiro, os alunos do 9º ano participaram de atividades relacionadas à multiculturalidade

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 20 de fevereiro de 2020.

O Colégio Miguel de Cervantes, em consonância com os parâmetros da Educação para a Cidadania Global preconizados pela UNESCO, acredita que conhecer outra cultura é fundamental para desenvolver valores de respeito e empatia. É por meio da celebração da diversidade que o indivíduo adquire um olhar de entendimento e visão de mundo por meio de outras perspectivas e de outras realidades.

Culinária, escrita, arte, muitas são as manifestações que constroem a identidade de um povo. Para promover o contato com aspectos de culturas diferentes e ampliar o repertório de nossos alunos, a equipe pedagógica do 9º ano do Ensino Fundamental propôs a interação com a ONG Abraço Cultural.

Durante a manhã, os alunos participaram de oficinas de caligrafia árabe, danças caribenhas, culinária árabe e confecção de turbantes. A atividade interdisciplinar teve como enfoque três importantes eixos de estudo: educação e diálogo intercultural, voluntariado, empreendedorismo social juvenil e urbanismo.

Após uma sensibilização sobre a história e significado de cada uma das atividades, os alunos colocaram em prática o que aprenderam. Na oficina de culinária árabe prepararam um delicioso tabule, prato representativo dessa cultura. Ao ritmo da salsa e merengue descobriram o jeito caribenho de ser e dançar. Na oficina “Turbantes – Raízes Africanas” desvendaram o segredo do adorno e de seus significados. Na oficina de caligrafia árabe as belezas do alfabeto árabe foram apresentadas aos alunos, que aceitaram o desafio de escrever seu próprio nome. Ao final do dia, os alunos trocaram suas impressões e experiências sobre as oficinas.

“Esse exercício de reconhecimento de outras culturas contempla a transmissão dos valores que queremos estimular em todos nossos alunos e também nos serve como um preparativo para a Viagem à Espanha, na qual eles participarão de várias atividades semelhantes”, comenta a orientadora Valéria Graziano.

*A Organização Não Governamental Abraço Cultural é um projeto pioneiro, o qual conta com refugiados e refugiadas como professores de cursos de idiomas e cultura. Os principais objetivos são promover a troca de experiências, a geração de renda e a valorização pessoal e cultural de refugiados residentes no Brasil.

Agradecemos aos professores: Ali Jeratli, Síria (Oficina Tabule); Ali Tantawi, Síria (Oficina de caligrafia Árabe); Maria Ileana Faguaga Iglesias, Cuba (Oficina Turbantes – Raízes Africanas) e Chrisailen Nazareth Sojo Rada, Venezuela (Oficina de Dança Caribenha).