INSTITUCIONAL

Feira do Livro 2019
Identidad cultural: una mirada poética

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 20 de maio de 2019.

As atividades da Feira do Livro 2019 começaram no dia 16 de maio, com a programação do Festival Seguinte, que teve a presença da equipe editorial, formada por Antonio Castro, Gabriela Tonelli e Nathália Dimambro, e das autoras Iris Figueiredo Luly Trigo e Keka Reis.

No dia 17 de maio, Douglas Tufano, autor, Marise Hansen, estudiosa de Machado de Assis e editora, e Simone Paulino, jornalista, escritora e editora, compuseram, ao lado dos professores do Colégio Lilian Gorski, Fábio Brazolin e João Jonas Sobral, a mesa redonda 180 anos de Machado.

Durante toda a semana, o professor e autor espanhol Miguel López, conhecido pelo pseudônimo El Hematocrítico, encontrou-se com os alunos do 2º, 3º e 9º anos do Ensino Fundamental para conversar sobre suas obras e seus diversos projetos em blogs e mídias sociais.

No dia 18, a programação contemplou encontros com diversos autores, exposições, musicais e homenagens. Estiveram presentes Alexandre Rampazo, Aline Bei, Anderson Borges Costa, Angela Pappiani, Cida Novais, Claudinei Vieira, Fábio Sombra, Fernando Vilela, Flávia Muniz, Flávio de Souza, Iris Figueiredo, João Correia Filho, Juliana Basile, Maicon Tenfem, Manuel Filho, Marco Haurélio, Marília Lovatel, Marcela Riani, Maurício Negro, Renato Soares, Ricardo Teperman, Rodrigo da Rosa, Paulo Blumen, Simone Paulino, Thiago Antunes, Vanessa Alexandre e Yvette Pais.

Para os pais do Infantil I, a educadora Renata Nakano apresentou a palestra Como a leitura pode construir diálogos e fortalecer vínculos de afeto. As apresentações musicais dos alunos da Educação Infantil e 1º ano tomaram conta do Rocinante (4º cluster) e emocionaram familiares e convidados.

A grande poetisa Gabriela Mistral foi homenageada em uma belíssima exposição de trabalhos produzidos pelos alunos da Educação Infantil ao 5º ano, a qual foi inaugurada com a performance do grupo de dança folclórica chilena El Quinchamali. Prestigiaram a apresentação a representante do consulado chileno, Vanessa Riquelme, e o cônsul-geral da Espanha, Ángel Vásquez Díaz de Tuesta.

Nas salas de música, o recital de poesias do 3º ano, inspirado no livro A caligrafia de Dona Sofia, de André Neves, reuniu familiares e alunos para apreciação desse gênero literário. Já o sarau de poesias Desconcertos de poesia, para os alunos do Ensino Médio, realizado no teatro do Colégio, contou com a participação dos autores e poetas Bhetty Brazil, Cláudio Henrique, Mônica Marcondes Machado, Paulo Mapu, Edgar Izarelli Oliveira e Rodrigo da Rosa.

Durante todo o dia, os estandes elaborados por alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental foram visitados pelos autores e público geral, com os trabalhos artísticos e de investigação sobre os livros adotados.

Às 11 horas, a inauguração do mural El Quijote, no foyer do teatro, contou com a abertura do cônsul-geral da Espanha e reuniu o público, que ouviu atentamente a apresentação do artista autor do mural, Cláudio Canato.

No teatro do Colégio, a homenagem preparada pelos alunos de 8º e 9º anos ao autor Maicon Tenfen, pela obra Quissama: o Império dos Capoeiras, contou com a apresentação do grupo Kanzuá Cultural. Já a homenagem dos alunos do 6º e 7º anos e dos alunos do Cervantes Solidário à autora Flávia Muniz, pela obra Charles Chaplin: um tesouro em preto e branco, foi a belíssima execução da música Smile* e um vídeo criativo e bem-humorado produzido pelos alunos do Cervantes Solidário.

Ainda na programação estavam as sessões de cuenta cuentos: Reinações de Narizinho, com a contadora Zenaide, e Contos de espanto e alumbramento, com Lígia Borges, que convidaram adultos e crianças a uma viagem ao mundo das histórias infantis. A Cia. Eureka, com a performance Pernacoteca, uma biblioteca ambulante que caminha entre o público provocando nas pessoas um diálogo divertido sobre o hábito da leitura, animou o público que visitava os estandes.

Ao todo, 23 expositores, entre editoras e distribuidoras de livros, estiveram presentes no evento, que contou com a presença de mais de 5.300 pessoas.

A sala de imprensa, realizada por alunos do 8º ano ao Ensino Médio, coordenada pelos professores Fernanda Rodrigues Baruel e Roberto Gava, com a colaboração do revisor Rafael Issa, e o projeto de mídia orientado pelo professor William Rosa e o Departamento de Comunicação do Colégio acompanharam os eventos, registrando com fotos, textos e vídeos as principais atrações do dia. 

Acompanhe a cobertura completa no hotsite da Feira do Livro: https://www.cmc.com.br/feiradolivro2019/

*Smile é uma canção composta por Charlie Chaplin originalmente em 1936, para o filme Tempos Modernos. Em 1954, John Turner e Geoffrey Parsons adicionaram letra à canção.