EDUCAÇÃO INFANTIL

Conhecendo um minhocário
O momento foi preparado com o objetivo de dar continuidade ao trabalho desenvolvido no projeto “Bichinhos do Jardim” do Infantil I

Por: Viviane Escorcio Pupe de Moraes | 17 de agosto de 2018.

O professor universitário e físico Paulo Pascholati, avô da aluna Alice Pascholati Leão, do Infantil I B, veio ao colégio no dia 14 de agosto conversar com os alunos do Infantil I sobre seu hobby, que é o cuidado com minhocas e a manutenção do minhocário.

A visita foi dividida em dois momentos: no primeiro, o professor introduziu o assunto aos pequenos em uma apresentação expositiva, com fotos e vídeos, mostrando o minhocário que Paulo construiu em casa. Em seguida, os alunos foram convidados para observar e manusear as minhocas.

Para a professora do Infantil I B, Clei Aparecida Gil Muner Ferreira, o encontro proporcionou interação e despertou a curiosidade dos alunos sobre o tema. “Ao longo do Infantil I, desenvolvemos a temática “terra”, e chegou a vez dos bichinhos do jardim, entre eles, a minhoca. Durante a aula, uma aluna mencionou que o avô tinha um minhocário e, no dia seguinte, ela trouxe algumas minhocas para os amigos verem. Então, tivemos a ideia de convidar o avô para conversar com a turma; foi uma oportunidade de criar essa ponte entre a escola e as famílias, muito importante para as crianças nessa idade”, explicou Clei.

Durante a conversa, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os hábitos e anatomia das minhocas. Aprenderam também a identificar uma minhoca adulta por meio da observação de seu corpo e ficaram impressionados ao descobrir que uma minhoca pode ter até 15 pares de corações. Outra curiosidade é que elas se reproduzem por meio de ovos, os quais chegam a ter até três filhotes dentro.

Para Paulo, o momento no Colégio foi enriquecedor. “Sou professor universitário, dei aula por mais de 50 anos, e essa foi minha primeira experiência com crianças.  Até então, só havia tido experiência como avô.  Quando recebi o convite, procurei a melhor forma de expor, com uma linguagem simples e adequada à idade deles”, comenta Paulo.

Ao final, o professor presenteou o Infantil I com algumas minhocas e húmus para os vasos em que as crianças plantaram alecrim. Durante os próximos meses os alunos acompanharão o desenvolvimento da planta e das minhocas.