ENSINO MÉDIO

WIMUN 2019

Por: Camila Paranhos | 15 de fevereiro 2019

O Colégio Miguel de Cervantes fez uma proposta aos alunos: levá-los a Nova Iorque para participar do WIMUN 2019 NY, uma ótima oportunidade de aprendizagem e crescimento pessoal. O WFUNA International Model United Nations (WIMUN) consiste em um modelo de discussão estudantil internacional que simula o trabalho feito por embaixadores das Nações Unidas. Estudantes do mundo todo se reúnem na cidade cosmopolita de NY para discutir questões de importância internacional em comitês que tratam desde justiça restaurativa até prevenção de genocídios.

A conferência aconteceu entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos. A delegação do Colégio Miguel de Cervantes estava formada por 11 alunos, que foram acompanhados pela professora Rocio para participar do evento no meio de 1200 estudantes de mais de 20 países diferentes. Houve dois dias de passeio pela cidade turística e quatro dias de intenso trabalho no Hotel Grand Hyatt.

A abertura e fechamento do evento aconteceram na Assembleia Geral das Nações Unidas, e o fato de poder estar ali foi uma oportunidade única para todos os participantes. A delegação do Cervantes obteve duas premiações: o Position Paper Award, para Rachel Asencio, e o Diplomacy Award, para Camila Paranhos. Os alunos saíram muito satisfeitos com a experiência e manifestaram em uma frase o que significou para eles participar nessa edição do WIMUN.

“Novas experiências e aprendizagens.” – Beatriz Leite (3°C)
“Uma viagem incrível e construtora de valores muito importantes.” – Henrique Plihal (2ºB)
“Com certeza uma das melhores experiências que eu pude ter.” – Giulianna Pimentel (2°C)
“É inesquecível a oportunidade que me foi proporcionada.” – Luís Martín Sánchez (1°C)
“Uma oportunidade para crescimento pessoal em conjunto… uma aventura ao exterior cheia de emoções, amizades sinceras e vontade de conhecer o novo e diferente.” – Sabrina Theodoro (3°A)
“No meio de tanto caos e todo o frio, encontramos um pouco de amizade que serviu para alegrar a viagem inteira.” – Rachel Asencio (3°C)
“Participar do WIMUN 2019 foi a experiência mais enriquecedora da minha vida! Inesquecível o sentimento de entrar na ONU e debater com pessoas dos mais diversos países sobre questões globais. Vai ficar guardado para vida!” – Ivana Soto (2°C)
“Realmente estava frio, mas posso garantir que os arrepios dessa viagem não foram pela baixa temperatura. Talvez por ter pisado na ONU, ou melhor, por terem me concedido a oportunidade de fazer parte dela, talvez…” – Vitor Ribeiro (2°C)
“A melhor parte de toda experiência foi dividir e conhecer novas culturas, novas amizades e expandir nossos horizontes” – Beatriz Gama (2°C)
“Uma experiência incrível que me possibilitou crescer como pessoa e entrar em contato com uma interculturalidade surpreendente” – Camila Paranhos (2°C)