EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
Carnaval 2020 – A folia tomou conta da sexta-feira
Em 21 de fevereiro, Educação Infantil e Ensino Fundamental I – 1º ciclo – celebraram o Carnaval
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 21 de fevereiro de 2020.
O tradicional baile de Carnaval da Educação Infantil e séries iniciais do Fundamental I do Colégio Miguel de Cervantes encerrou a semana com muita alegria. Preparado com carinho, o baile foi só diversão. As crianças, fantasiadas, cantaram suas marchinhas preferidas e brincaram com confetes e serpentinas. A novidade, foi o animado cortejo do 1º ano que desfilou pela escola cantando, acompanhados de sanfona e percussão.
Nas atividades que antecedem ao baile, as equipes pedagógicas sensibilizaram as crianças a respeito do tema. “Na Educação Infantil, apresentar o Carnaval por meio das marchinhas proporciona muitos ganhos cognitivos relacionados ao conhecimento musical específico. Esse trabalho, que teve início há poucas semanas, aguça a percepção sonora das crianças, diferenciando as qualidades rítmicas, melódicas e tímbricas dos instrumentos. Também foi trabalhada a letra da canção, que conta uma história e sinaliza um período no tempo. Tudo isso demonstra a integração de diferentes linguagens: musical, visual e escrita. O trabalho não finalizou no cortejo; ele vai reverberar na linguagem por meio de atividades de escrita espontânea, entre outras”, comenta Luciana Calegari, professora de Música da Educação Infantil e 1º ano.
Em um trabalho interdisciplinar, as crianças foram apresentadas a modelos de estandartes e, em grupo, esbanjaram criatividade na preparação dos seus para o baile. “Os alunos dos 1ºs anos se preparam para um cortejo no qual cada sala escolheu uma marchinha da cultura popular brasileira e criou o seu estandarte, se expressando artisticamente por meio de símbolos que os representam como forma de identidade do grupo”, explicam as professoras do 1º ano.
Para a professora de Música do 2º e 3º anos do nível fundamental, Cássia Bernardino, os objetivos das atividades voltadas para o Carnaval estão em consonância com os valores do Colégio, que, sendo um centro educacional multicultural, busca a formação integral e diversificada de seus alunos. “Falar sobre o Carnaval e seus variados estilos musicais é uma maneira de transmitir as manifestações culturais do folclore brasileiro, além de ser também uma ótima chance de brincar, socializar e se divertir”, afirma Cássia.
A festa mais popular no Brasil é o disparador para a temática sobre o patrimônio cultural. Além de valorizar e ampliar o repertório, a comemoração estimula a expressão corporal e favorece um ambiente para a reflexão sobre diversidade, História, Arte e Música.