EXTRACURRICULARES

11ª edição da Copa Diggio estreia no Colégio Miguel de Cervantes
Em 18 de março, 28 escolas participaram de torneio e amistosos

Por: Tatiana Maria de Paula Silva |19 de março de 2018.

A Copa Diggio, considerada a maior competição de futsal dos colégios particulares de São Paulo, é disputada de março a novembro. A abertura dos jogos de 2018 aconteceu por todo complexo esportivo do Colégio Miguel de Cervantes, reunindo mais de 370 jovens atletas para os jogos de futsal do festival e da 1ª rodada da competição. Passaram pelo Colégio mais de 1000 pessoas prestigiando o evento.

Durante toda a manhã, os pequenos atletas deram o melhor nos jogos e se divertiram em um clima de confraternização entre todas as equipes.

Na modalidade de futebol society, 24 equipes da categoria sub-12 participaram do torneio. No futsal ocorreram partidas amistosas realizadas entre o Colégio Miguel de Cervantes e o Colégio Jardim São Paulo nas categorias sub-8, 9 e 10, masculino, no total de seis equipes. Na modalidade feminina, os amistosos foram entre os colégios Guilherme Dumont Villares e Rainha da Paz nas categorias sub-12 e 18.

A equipe masculina do Cervantes sub-12 foi vice-campeã e teve a defesa menos vazada do campeonato, não levando nenhum gol. A final foi decidida entre o Cervantes e o Colégio Jardim São Paulo de Santana, nos pênaltis.

O evento também contou com a apresentação de jogos amistosos da modalidade de tchoukball, adulto, juvenil e veterano. Tchoukball é um esporte coletivo desenvolvido na década 1960 pelo médico suíço Dr. Hermann Brandt que mistura regras e movimentos de handebol, voleibol e pelota basca. Para Eduardo Longhi, um dos idealizadores da Copa Diggio e organizador do evento, a divulgação e o incentivo de outras modalidades faz parte do caráter educativo do torneio. “A pedido do presidente da Associação dessa modalidade, levamos o tchoukball para as escolas como incentivo para a prática esportiva, principalmente pelo caráter plural desse esporte, que pode ser praticado em qualquer idade”, comenta Eduardo.