ENSINO MÉDIO

VI Encontro de Física de Partículas para o Ensino Médio
Em 11 de agosto, alunos do Ensino Médio participaram do evento

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 16 de agosto de 2018.

Dez alunos do Ensino Médio do Colégio Miguel de Cervantes estiveram no Colégio Bandeirantes para o VI Encontro de Física de Partículas do Ensino Médio, que aconteceu durante todo o sábado.

A programação contou com a palestra do professor Eduardo de Moraes Gregores, da Universidade Federal do ABC (UFABC), que participa dos experimentos do DZero do acelerador de partículas Tevatron, no Fermilab (EUA), e do experimento CMS do acelerador LHC, no CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire), na Suíça.

Durante o dia, os alunos participaram de atividades práticas, como a análise do Experimento da Câmara de Nuvens – um dos métodos de identificação de partículas subatômicas criado pelo físico Charles Thomson Rees Wilson na Universidade de Cambridge – e do jogo de descoberta das partículas.

Os alunos também assistiram às videoconferências com o Dr. Mick Storr, do CERN l, e com físico nuclear Helio Takai, que se dedica à pesquisa sobre partículas elementares e participou recentemente da descoberta do Bóson de Higgs por meio do experimento ATLAS (A Toroidal LHC ApparatuS), no LHC (Large Hadron Collider).

Realizado desde 2013 pelo Colégio Vera Cruz, em parceria com o Colégio Bandeirantes, o evento reuniu mais de 100 alunos de várias instituições de ensino da cidade de São Paulo, como Escola Vera Cruz, Colégio Bandeirantes, Colégio Oswald de Andrade, Colégio Miguel de Cervantes, Colégio Equipe e Instituto Acaia.

O Encontro de Física de Partículas para o Ensino Médio é um evento organizado pelos Colégios Bandeirantes e Vera Cruz com apoio do CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares) e do IFT (Instituto de Física Teórica da Unesp).