ENSINO FUNDAMENTAL II

Oficina de danças brasileiras
Nos dias 21 e 22 de novembro, o Colégio recebeu a especialista em danças brasileiras Mildred Sotero para uma oficina com os alunos do 8º e 9º anos

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 22 de novembro de 2017.

Entender a dança como patrimônio cultural e ferramenta de descoberta, tolerância e linguagem é um dos objetivos propostos nas aulas de Educação Física para os alunos do 4º ciclo do Ensino Fundamental, orientados pelo professor Newton Cheberle.

Dando continuidade aos estudos propostos sobre a dança, o professor trouxe a especialista em danças brasileiras Mildred Sotero para uma oficina com os alunos. Na atividade, a professora discorreu sobre o tema da dança como elemento de construção cultural. Mildred enfatizou a influência de outras culturas, como a africana, na relação da sociedade brasileira com a dança.

A especialista também comentou sobre a origem da dança, seus significados e sua relação com as questões de gênero. “A dança é uma prática corporal antiga e era uma forma de comunicação do ser humano com a sua ancestralidade ou com alguma coisa que fosse sagrada”, afirma Mildred.

Durante a oficina,  a professora apresentou aos alunos algumas músicas e danças europeias, afros e indígenas que deram origem às danças populares brasileiras. O resultado foi interação e fruição. Além de divertida, a oficina proporcionou uma abrangência de conhecimentos culturais que reforçaram os objetivos da disciplina de Educação Física: respeito e estímulo à atividade física.