ENSINO FUNDAMENTAL I

Sentir os sentidos
Alunos participam de oficina de sensações

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 13 de novembro de 2017.

Com o objetivo de que os alunos compreendam e percebam a função das sensações de cada órgão dos sentidos e se sensibilizem para o cuidado com o próprio corpo, as professoras do 3º ano do Ensino Fundamental realizaram no dia 30 de outubro uma oficina especial sobre os cinco sentidos.

Munidos com o conhecimento prévio buscado por eles em materiais que a equipe de professoras disponibilizou para pesquisa, os alunos percorreram as salas temáticas e áreas externas do Colégio, como o Jardim Botânico e a marquise. Os locais foram cuidadosamente preparados para estimular os sentidos. Durante o percurso, eles fizeram os registros de suas observações sobre cada sentido.

Nas oficinas o paladar, a visão, o olfato, o tato e a audição foram os protagonistas de descobertas e de momentos de aprendizado. Guiados pelas fichas do caderno dos sentidos, os alunos puderam trocar experiências e comprovar as afirmações relacionadas ao tema.

Para a aluna Fernanda Ferraz Lima de Morais, do 3º B, a oficina contribui para o entendimento dos sentidos. “As oficinas ajudaram a melhorar várias habilidades como, por exemplo, a do olfato, de forma que sentimos novos cheiros e aprendemos a identificar diversas coisas sem usar a visão”, comenta Fernanda. Para Thomas Canola de Guimarães Souto, do 3º D, e Felipe Giraldo Brea, do 3º A, a oficina da visão trouxe um conhecimento novo. “Aprendi na oficina sobre visão que é o cérebro que organiza a imagem que estamos vendo, porque enxergamos de cabeça para baixo”, afirma Thomas. “Aprendi, por exemplo, que os bebês, quando acabam de nascer, não enxergam tão bem quanto a gente, mas conforme passa o tempo a visão vai melhorando”, conclui Felipe.