ENSINO FUNDAMENTAL II

Formatura do Ensino Fundamental
Em 19 de dezembro, pais, familiares e amigos se reuniram para a cerimônia de formatura dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 20 de dezembro de 2017.

A cerimônia de formatura do Ensino Fundamental começou com a apresentação da mesa solene, proferida pelo professor Antonio Abello Rovai, composta pelas diretoras Lourdes Ballesteros e Amélia do Rosário Morais Farré Salazar, assim como pela orientadora pedagógica do Ensino Fundamental 4º ciclo, Valéria Ribeiro da Silva.

Para a abertura do ato solene, a diretora Lourdes Ballesteros cumprimentou os presentes e ressaltou a relevância da cerimônia, que finaliza um ciclo importante da vida escolar dos alunos e une todas as pessoas envolvidas nessa jornada: familiares, equipe pedagógica e funcionários, os quais acompanharam os alunos desde a Educação Infantil do Colégio.

Em seu discurso, Lourdes agradeceu às famílias a confiança depositada no Colégio e ressaltou a entrega de 32 diplomas de menção honrosa pelo desempenho acadêmico e atitude positiva perante colegas e professores. Lourdes destacou os trabalhos realizados pelos alunos de 9º ano durante 2017, como as apresentações da Hispanidad, o trabalho em História sobre a I Guerra Mundial, o encontro com o autor Mia Couto, a participação no projeto interdisciplinar Discos importantes da música brasileira (que resultou na vinda do músico Charles Gavin ao Colégio) e o pioneirismo das atividades na viagem à Espanha relacionadas ao voluntariado,  ativismo juvenil, diálogo intercultural, urbanismo e empreendimento.

Em seguida, as oradoras das salas, Ivana Soto, do 9ºD, e Chiara Velarde Capocchi, do 9ºC, fizeram discursos emocionantes, relembrando com os colegas e professores momentos de suas vidas escolares que marcaram a memória e agradecendo às famílias pelo apoio. As alunas salientaram a experiência transformadora da viagem à Espanha e das atividades realizadas.

Na sequência, a professora Ana Lúcia Teixeira Nunes, paraninfa das turmas, parabenizou todos os alunos, ressaltando os momentos de convivência, carinho e superação de desafios durante o ano de 2017 e os animando para a nova etapa que segue no Ensino Médio.

Com uma entrega de flores, os alunos homenagearam os professores-tutores, Ana Lúcia Teixeira Nunes, Pedro Paulo Moreira Sales, Simone Seifert Deffente Migliari e Fernanda Rodrigues Baruel, assim como os inspetores de alunos, Euller Ricardo Amoras, Glauber Vander da Costa, José Roberto Dias e Marco Aurélio Senise.

Em seguida, o professor Antonio anunciou a entrega dos diplomas e dos exemplares do livro Impressões de Viagem, que traz textos e fotos dos alunos baseados em suas reflexões sobre viajar e conhecer outras culturas. O projeto foi desenvolvido pelos departamentos de Língua Portuguesa, Espanhol e Inglês. Todos os alunos receberam, junto com o diploma, um exemplar do livro. Ao final, foi anunciada a entrega das menções honrosas.

Para encerrar a cerimônia, a diretora Lourdes agradeceu a todos, sobretudo aos alunos, pelo empenho até o momento e desejou muita disposição para o próximo ano.

O professor Antonio convidou a todos para um coquetel oferecido pelo Colégio aos alunos, familiares e convidados.

Alunos que receberam menção honrosa por desempenho acadêmico e atitude positiva ante seus companheiros e professores demonstrada ao longo da vida escolar: Amanda Figuerola Di Rienzo, Beatriz de Jesus Saldanha da Gama, Beatriz Wahle, Camila Castillo Paranhos, Camila Díaz de Goes, Carlo Augusto Cortes Urbina, Chiara Velarde Capocchi, Enzo Gil Frisoli, Gabriel Augusto Gomez de Oliveira, Giulianna Fontana Pimentel, Helena de Oliveira Haaland, Heloísa Alonso Maimone, Henri Strzygowski Barbosa, Henrique Plihal Ferreira, Isadora Medina Simião dos Santos, Ivana Soto, João Pioli Vallim, João Vitor Hatori Assad, Laila Strzygowski Barbosa, Lia Ishigami Vaz, Lucas Kühn Gibin, Luiza Fernandes Ruy André, Maria Clara Carvalho Panicali, Mariana Camargo Rubim, Melissa Miyake Goto, Natalia Rocha Benatti, Natalia Yamazaki Centrone, Pedro Ruiz Baracat, Rafaela Boyadjian Anjos, Raquel Luisa Dias Cutlip, Vitor Camargo Martins e Vítor Salles Ferraz da Silva Ribeiro.