ENSINO MÉDIO

Formatura do Ensino Médio
Em 18 de dezembro, pais, familiares e amigos se reuniram para a cerimônia de formatura dos alunos do 3º ano do Ensino Médio

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 19 de dezembro de 2017.

Para abrir a cerimônia de formatura do Ensino Médio, o professor Antonio Abello Rovai agradeceu a presença de todos os familiares, alunos e professores e apresentou a mesa solene, composta pela diretora-gerente do Colégio, Lourdes Ballesteros, pela diretora de ensino, Amélia do Rosário Morais Farré Salazar, pelo chefe de estudo, Juan Rivero Corredera, e pela Orientação Pedagógica do Ensino Médio, formada por Kátia Regina Pupo e João Jonas Veiga Sobral.

Na sequência, Antonio passou a palavra à diretora Lourdes Ballesteros, que cumprimentou os presentes parabenizando alunos, professores e familiares pela dedicação e responsabilidade, que culminaram em 100% de aprovação no Ensino Médio neste ano. “Esta noite, 68 alunos finalizam sua trajetória de formação no Colégio Miguel de Cervantes, dentre os quais 45 estão no Colégio há mais de 10 anos. É toda uma vida. Isso demonstra a confiança das famílias em nossa instituição e no trabalho da grande equipe de profissionais que acompanharam, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, nossos queridos alunos”.

Em seu discurso, Lourdes destacou os trabalhos desenvolvidos pelos alunos em 2017 e, principalmente, a postura de estudantes receptivos, integradores, respeitosos e afetuosos com todos ao seu redor.

Na sequência, os oradores das turmas, Thábata de Almeida Prado Machado e João Pedro Guerreiro Pimentel, do 3º A, e Julia Abou Samra Martins Dias, do 3º B, discursaram sobre as recordações e momentos importantes de suas trajetórias escolares no Colégio Miguel de Cervantes. “Com vocês aprendemos que a alma da educação vai muito além do conhecimento, da ciência e dos fatos. A alma da educação é composta por valores, mesmo onde tudo pareça ser frio, analítico e exato. Com vocês aprendemos a lei da física de Albert Einstein, mas aprendemos também a entender Einstein como aquele que nos ensinou que o mal do mundo não está nas pessoas más, mas sim naquelas que não se fazem ouvir. Essa lição foi constante em nossas salas de aulas desde pequenos, na Educação Infantil, até em nossos intensos debates sobre os principais temas do mundo. A cada dia neste Colégio aprendemos que a vida é um incessante recomeçar, principalmente neste mundo, onde Dom Quixote nos ensinou como são tantos os tortos a endireitar, as injustiças a emendar, os abusos a reduzir”, discursaram João Pedro e Thábata. “A gente aprendeu a viver recebendo as primeiras instruções para o mundo lá fora, mas é claro que nós deixamos nossas marcas em nossa passagem por aqui. Afinal de contas, que outro ano lotou as arquibancadas do melhor time de basquete em quadra, que tem um clube de debates incrível e uma comissão que, dia sim, dia não, mandava um vídeo diferente, um mais engraçado que o outro?”, ressaltou Júlia.

Após os discursos, foi apresentada uma retrospectiva elaborada pelos alunos com vídeos e imagens escolhidas por eles para representar momentos de companheirismo e confraternização entre colegas e professores.

Em seguida, os professores paraninfos, Carlos Henrique Ribeiro Moussalli e Roberson Campos de Oliveira, agradeceram pela escolha dos alunos que os elegeram como paraninfos e reforçaram ensinamentos e momentos vividos por eles ao longo do Ensino Médio.

Os professores paraninfos e os funcionários Nedes da Silva, Francisco Luiz da Silva e Luciana Passos Martins receberam flores dos alunos. Por sua vez, os professores apresentaram um vídeo aos alunos com mensagens de otimismo e entusiasmo perante a nova fase que se inicia.

Na sequência, foram entregues os certificados de menção honrosa em quatro categorias. Por destacado desempenho acadêmico e atitude positiva, foram homenageados os alunos Carolina Costa de Simoni Corrêa, Daniel Kenji Serrano Furukawa, Eduardo Wanderley Monte Vieira da Cunha, Julia Abou Samra Martins Dias e Luana Sampaio Monteiro.  As alunas Bruna Stamer Janikian, Fernanda Tromboni de Souza Meirelles e Maria Clara Kachan Bordignon receberam a menção honrosa por destacado empenho acadêmico e atitude positiva e cidadã. Os diplomas de menção honrosa por consciência e atitude positiva, responsável e cidadã foi destinado aos alunos Eduarda Vieitas Soares da Silva e Guilherme Rodrigues Arashiro. E, para finalizar, a menção honrosa por postura exemplar de esforço e dedicação demostrada ao longo de sua vida escolar foi para os alunos André Neves Dualibi e Luísa Valle Vaz e Alves.

A solenidade seguiu com a entrega dos diplomas a todos os formandos. Após a entrega, os alunos prestaram uma homenagem especial à colega Luísa Valle Vaz e Alves pela determinação e perseverança durante o curso, a despeito das grandes adversidades que ela encontrou em seu caminho.

Após a homenagem, a diretora Lourdes agradeceu a todos e dirigiu aos alunos o convite para sempre retornarem ao Colégio no propósito de dividir suas conquistas e desafios.

Para finalizar a cerimônia, pais e familiares prestaram uma homenagem surpresa aos formandos cantando as músicas Trem Bala, da cantora Ana Vilela, e Tempo Perdido, do grupo Legião Urbana.

A noite acabou com um coquetel oferecido pelo Colégio aos alunos, familiares e convidados.