Tecnologia Educacional

Aulas abertas sobre a plataforma Moodle

Durante o mês de março, a Equipe de Tecnologia Educacional promoveu concernentes à plataforma de ensino virtual

Por Leandro Medeiros de Lima | 22 de março de 2024.

Em sintonia com as tendências mais inovadoras no âmbito da educação, o Colégio Miguel de Cervantes adota o uso de um ambiente virtual de ensino: a plataforma Moodle. Com o objetivo de apresentar os recursos dessa plataforma, a equipe de Tecnologia Educacional promoveu uma série de aulas abertas para os alunos da Educação Infantil, do 1º ano do Ensino Fundamental e seus familiares.

Para as famílias de alunos da Educação Infantil, o encontro foi on-line e teve como principal objetivo apresentar a política de uso dos recursos tecnológicos no Colégio, além das recomendações para uma experiência segura e adequada a essa faixa etária.

Para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, os encontros foram presenciais, em sala de aula, com as professoras tutoras.

Os alunos e seus familiares utilizaram tablets para o acesso ao Moodle e realizaram uma atividade passo a passo na plataforma. Dessa forma, foi possível conhecer e esclarecer dúvidas que facilitarão o acompanhamento das famílias no que tange às atividades escolares, além de demonstrar as principais vantagens do uso da ferramenta. O momento proporcionou interação e representou o fortalecimento da parceria escola-família, um dos principais fundamentos do Colégio.

Ademais, nos dias 18 a 22 de março, também foram promovidas aulas abertas para os alunos novos do Ensino Fundamental I e seus familiares. No encontro, as famílias participaram de uma pequena palestra sobre as competências e habilidades desenvolvidas a partir do uso da tecnologia e com a utilização da plataforma Moodle, realizaram atividade de Ciências em Espanhol.