ENSINO FUNDAMENTAL I

Estudo sobre decompositores

Alunos realizam sequência de atividades sobre fungos

Por: Carla Szazi Marum | 8 de maio de 2018.

Para finalizar o estudo sobre cadeia alimentar, os alunos do 4º ano realizaram uma grande pesquisa sobre a importância dos decompositores, fungos e bactérias, na sustentação da vida e no equilíbrio ecológico do planeta.Para entenderem a importância desses seres vivos,  que realizam a decomposição de toda a matéria orgânica, transformando-a em nutrientes para o solo, foram realizadas diversas atividades e experiências.

Em um primeiro momento, em sala de aula, os alunos enterraram um pedaço de tomate, uma tampa de garrafa, um clipe e um pedaço de papel em potes distintos. Após uma semana, desenterraram e observaram as alterações ocorridas.

Na sequência, tiveram uma aula com a professora Carolina Nobrega, do Ensino Fundamental II, que explicou-lhes o que são os decompositores, suas características e função. Durante a aula, os alunos observaram a presença dos fungos em um alimento por intermédio da lupa eletrônica.

Para entenderem o funcionamento desse ciclo na natureza, os alunos visitaram a composteira do Colégio, na qual são colocados restos de alimentos e de folhas secas dos jardins. O funcionário Pedro Vidimarques da Silva, jardineiro responsável, explicou aos alunos o funcionamento da composteira e por onde sai o chorume (ou biofertilizante). Os alunos também verificaram a temperatura interna elevada, o que demonstra a atividade constante das bactérias e fungos.

Para finalizar, realizaram uma pesquisa sobre fungos comestíveis e foram ao refeitório preparar uma pizza de shimeji. Eles conheceram ainda outros tipos de cogumelos e queijos como o Gorgonzola e Camembert, que utilizam fungos em sua produção.