INSTITUCIONAL

Palestra inspiradora discute desafios e soluções na formação de crianças e adolescentes

Profa. Dra. Luciene Tognetta versou sobre educação em tempos desafiadores

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 16 de junho de 2023.

No dia 15 de junho, o Teatro do Colégio Miguel de Cervantes recebeu um encontro transformador com a renomada Profa. Dra. Luciene Tognetta. Com o tema “Encontro com quem educa: como formar crianças e adolescentes em tempos tão difíceis?”, a palestra proporcionou reflexões sobre os desafios enfrentados pelas famílias e pela escola na tarefa de educar.

Diante de um público diversificado, composto por pais, mães, educadores e interessados na área da educação, a Profa. Dra. Luciene Tognetta compartilhou sua experiência como Doutora pelo Instituto de Psicologia da USP e pela Universidade de Genebra, Suíça, e Pós-doutora pela Faculdade de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal. Além disso, ela é professora do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp.

Durante a palestra, os participantes foram desafiados a refletir sobre questões essenciais na formação de crianças e adolescentes em tempos tão turbulentos. A preocupação com a educação já existia antes da pandemia, mas os eventos recentes, como os ataques escolares e os perigos da convivência virtual, trouxeram ainda mais incertezas. A Profa. Dra. Tognetta destacou a importância de compreender esses fenômenos, investigando as razões por trás deles e buscando soluções efetivas.

Os temas abordados incluíram problemas de bullying, proteção dos filhos e filhas, riscos da convivência virtual e o papel crucial tanto da família quanto da escola na formação moral das crianças e jovens. A Profa. Dra. Tognetta destacou a importância de não apenas ensinar conceitos como respeito, justiça e generosidade, mas também promover experiências práticas que permitam tornar esses valores escolhas reais em tempos obscuros.

A Profa. Dra. Luciene Tognetta, líder do Gepem e membra brasileira da FAI – Fundación America por La Infancia, sediada no Chile, encerrou a palestra contando uma das histórias que escreveu. A escolhida foi Pata de Elefante, publicada em 2013, a qual trata de temas como pertencimento e necessidade de apoio ao narrar a vida de um rato que está sofrendo com dores no corpo.