ENSINO FUNDAMENTAL I

Encontro com a autora Flávia Azevedo
Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental receberam a autora em 20 de agosto

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 21 de agosto de 2018.

A escritora Flávia Azevedo veio conversar com os alunos sobre seu livro A pequena Gilda no museu: descobrindo a arte brasileira. O livro, trabalhado em um projeto interdisciplinar de Língua Portuguesa e Arte, conta a história de uma menina que pede de presente de aniversário ao pai uma visita ao museu. A pequena Gilda se encanta com a arte brasileira e alguns de seus principais expoentes, como Tarsila do Amaral, Volpi, Portinari, Guinard, Lygia Clark, Hélio Oiticia e Arthur Bispo do Rosário.

No encontro, a autora conversou com as crianças sobre cada um dos artistas. Flávia contou sobre a concepção do livro, das personagens e de suas motivações para escrever uma história que despertasse nas crianças a vontade de frequentar museus e estudar Arte.

Durante a apresentação, Flávia respondeu às perguntas dos alunos e contou curiosidades sobre a vida dos artistas e sobre a história da pequena Gilda.

A vinda da autora é a finalização do trabalho relacionado ao livro. Em meio às diversas atividades realizadas com base na leitura, as crianças participaram de uma visita monitorada ao Museu Lasar Segall, em junho, e puderam, assim como a personagem, conhecer mais sobre a arte brasileira.

Após o encontro, Flávia, que é curadora de arte, visitou o painel, ainda em construção, do artista plástico Canato no foyer do teatro do Colégio*.  A autora admirou o trabalho de aproximadamente 45m2, com fragmentos da obra D. Quixote e referências de grandes artistas espanhóis.

*https://www.cmc.com.br/noticias/09-05-2018-d-quixote-de-la-mancha-pelas-maos-de-canato/

Flavia Azevedo nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, atua como curadora independente. Certificada em Art Business pela New York University (NYU). Participa de grupos de estudo relacionados à arte e atualmente sua pesquisa está voltada para a poética da arte popular brasileira. 
É autora do livro “A pequena Gilda no museu: descobrindo a arte brasileira”, ilustrado por  Bruno Nunes, publicado pela Aletria.