ENSINO FUNDAMENTAL I

Miscigenação brasileira em foco

Encontro com o professor de História Antonio Abello Rovai explica as peculiaridades da formação da população brasileira

Por: Taya Spinelli Carvalho | 21 de setembro de 2020.

As professoras do 4º ano do Ensino Fundamental propuseram, para o dia 15 de setembro, uma aula sobre a formação da população brasileira e a contribuição da população negra, indígena e latina nessa formação. O tema, que será abordado nas próximas aulas de História e Geografia, foi introduzido pelo professor Antonio, que participou do encontro.

Durante a aula, o professor abordou as matrizes dos povos que hoje constituem o Brasil, evidenciando aspectos como alimentação, habitação, cultura, hábitos, rotina etc. O roteiro foi inspirado no livro O povo brasileiro, de Darcy Ribeiro, que demonstra a naturalidade da miscigenação no solo nacional e como essa herança é presente e relevante em nossa cultura.

“Somos um povo mestiço, herdeiro de diferentes visões de mundo e costumes. Falamos uma língua igualmente mestiça, fruto da mistura do português, do tupi, do banto e do iorubá. Isso faz do Brasil uma civilização única e especial”, conclui Antonio.

No livro, Darcy Ribeiro afirma: “Os brasileiros se sabem, se sentem e se comportam como uma só gente, pertencente a uma mesma etnia. Vale dizer, uma entidade nacional distinta de quantas haja, que fala uma mesma língua, só diferenciada por sotaques regionais”

Ao final os alunos puderam esclarecer dúvidas e trocar ideias sobre suas impressões.